Cidades

Secretaria realiza ações voltadas à saúde do homem em São José de Piranhas

Evento da programação do Novembro Azul, mês destinado à saúde do homem.

A Secretária Municipal de Saúde de São José de Piranhas, Drª Ana Paula Cavalcanti e as coordenadoras que compõem o quadro municipal de saúde, realizaram na manhã dessa segunda-feira (14), na Praça dos Taxistas (Calçadão) uma abordagem temática alusiva ao Novembro Azul, mês destinado à saúde do homem, tendo como maior ênfase a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. Durante toda a manhã foram realizados testes de triagem nos participantes e palestras com os profissionais da Atenção Básica e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, do nosso município.

- PUBLICIDADE -

A Enfermeira Solange Alves, UBS Chagas Miguel, iniciou as palestras explicando o que é a Próstata, que se trata de uma glândula, específica do homem, localizada abaixo da bexiga que envolve a uretra. Nesse momento a palestrante convidou os ouvintes a participar e o senhor Gilmar, residente no sítio Cachoeirinha, falou o que entende sobre a Próstata, em seguida, após elogiar o popular, fez ajustes a sua fala. A Drª Solange continuou falando sobre os fatores de risco do câncer de próstata e sintomas.

O Dr. Diego Silveira realizou uma palestra sobre o câncer bucal, elucidando suas formas, fatores predisponentes e o que o é possível fazer para evitar esta doença. Além de falar sobre lesões potencialmente malignas, importância do diagnóstico precoce, a importância da realização do autoexame intra oral e de manter uma boa saúde bucal.

Veja mais fotos

O público ouvinte participou através de perguntas e esclarecimentos sobre as dúvidas mais frequentes em relação ao tema abordado.
Saúde do homem

Alterações da Próstata

As doenças relacionadas à próstata podem aparecer em qualquer fase da vida, sendo as principais o câncer de próstata, a prostatite e a hiperplasia benigna da próstata. É um problema da Saúde Pública presente ao longo da história; sabendo que hoje em dia uma grande parcela dos homens ainda não procura os serviços da saúde e nem tampouco fazem os exames solicitados de prevenção ou dão continuidade ao tratamento de uma patologia diagnosticada. No entanto, o câncer de próstata é mais comum em homens com mais de 50 anos de idade e por isso é importante fazer exames regularmente a partir desta idade para identificar precocemente problemas na próstata.

Sinais de alerta para próstata

As alterações na próstata apresentam os seguintes sintomas:

• Dor ou ardor ao urinar ou ao ejacular;
• Sensação de bexiga cheia, mesmo após urinar;
• Aumento da freqüência urinária;
• Diminuição da força e do jato de urina;
• Dor abaixo do umbigo e na zona entre os testículos e o ânus;
• Dor nas costas, principalmente na região lombar.

Na presença desses sintomas, deve-se procurar o médico urologista para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado. Para saber se a próstata está bem o médico solicitará alguns exames como: exames da urina, PSA, toque retal e biópsia, dentre outros quando houver necessidade para fechamento do diagnóstico.

Portanto, alertamos para que os homens cuidem mais de sua saúde e valorizem mais sua vida; procurem os profissionais de saúde para serem orientados e/ou tratados, diante das alterações que venham apresentar. Lembrando que quanto mais cedo descobrirem seu problema, mais eficaz será o tratamento e a cura.

Fisioterapeuta: Dr. Adezilton Palitot
CRÉFITO: 102423-F
NASF- São José de Piranhas-PB.

Deixe uma resposta