Paraíba

UBAM busca recursos para as Câmaras Municipais e capacitação de vereadores

O presidente da União Brasileira de Municípios (Ubam), executivo Leo Santana, visitou grande parte dos municípios da região do Cariri da Paraíba, durante toda a semana. Cumprindo inicialmente uma nova agenda adotada pela entidade que prevê um diálogo com os presidentes das 223 câmaras municipais, objetivando colher dados sobre o cumprimento da função legislativa, bem como a interação com os prefeitos, visando à boa convivência para fortalecimento administração pública municipal e desenvolvimento das cidades.

- PUBLICIDADE -

Na bagagem, o dirigente municipalista levou uma grande proposta, tão esperada pelos presidentes de câmaras municipais, que é a de buscar recursos do governo federal para construir, reformar e adquirir novos imóveis nos municípios para instalação de legislativos municipais onde ainda funcionam precariamente, sem prédios próprios, sem móveis e sem capacidade para uma participação popular nas decisões legislativas.

Em cada cidade, a Ubam priorizará o interesse de orientar vereadores sobre como contribuírem melhor para o destino do município, fortalecendo a gestão pública, independentemente de interesses político-partidários, mantendo boa relação com o chefe do executivo municipal e com eleitor, o qual depositou sua esperança em alguém que pudesse bem representá-lo, buscando, acima de tudo, o interesse público.

Segundo o presidente da Ubam, a maioria dos presidentes de câmaras municipais reclama da falta de recursos para reforma e adequação das sedes dos legislativos municipais para que possa acomodar a parte da população que tem o interesse de assistir as sessões onde demandam leis e propostas que podem mudar o destino do município, sob vários aspectos.

Ele garantiu que a Ubam já está buscando junto a bancada federal recursos que garantam reformar e equipar dezenas de câmaras e até construir centros administrativos municipais, principalmente em cidades onde há muita precariedade no funcionamento do legislativo municipal.

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE VERADORES

Além da preocupação com as sedes onde funcionam as câmaras municipais, a Ubam está realizando um excelente curso que objetiva capacitar todos os vereadores paraibanos, tanto na parte de oratória, como no conhecimento e manejo da Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei das Licitações (Lei 8.666/93), bem como dos princípios constitucionais que versam sobre o poder legislativo e suas principais prerrogativas.

“A Ubam avança na capacitação de vereadores, bem como na reestruturação dos legislativos municipais, objetivando o fortalecimento da função pública de representar o eleitor, traçando linhas de atuação que busque a melhor convivência político-administrativa e encaminhamento de propostas que melhorem a qualidade de vida da população, contemplando as ações em prol da saúde, preservação do meio ambiente, geração de emprego e renda e bem estar social”. Destacou Leo Santana.

Deixe uma resposta