Destaque 1Paraíba

Governo do Estado entrega Casa Lar, filtro cerâmico e Cartão Alimentação em Itaporanga

- PUBLICIDADE -

Crianças e adolescentes sob medida protetiva da região do Vale do Piancó, no Sertão, têm agora um espaço de acolhimento, assistência e acompanhamento. É a Casa Lar de Itaporanga, que foi inaugurada pelo Governo do Estado e entregue à Prefeitura Municipal, que vai geri-la.

Acompanhado da secretária Cida Ramos (Desenvolvimento Humano, o governador Ricardo Coutinho também entregou na cidade o Cartão Alimentação, atendendo a 600 pelo programa estadual de complementação e renda, e 550 filtros cerâmicos, do Programa Viva Água.

“O Governo olha para as grandes obras como construção de adutoras e estradas, mas também para questões que parecem menores economicamente, como o Cartão Alimentação, ou um filtro, que custa cerca de R$ 200, mas que também se revestem de grandes benefícios. E a Casa Lar, que abrigará crianças, em parceria com a Prefeitura Municipal, tem a capacidade de oferecer um futuro melhor aos filhos do povo. Só podemos pensar em futuro para as crianças se cuidarmos delas”, disse o governador Ricardo Coutinho.

Cida Ramos lembrou que os benefícios entregues estão inseridos na política geral que o conduzida pelo Estado. “A Casa Lar, que era reivindicação de toda Região, dá proteção à criança e ao adolescente, com dignidade e cidadania; os filtros cerâmicos do ‘Água Viva’ e o Cartão Alimentação completam a segurança alimentar e nutricional. Essas são ações fundamentais para o povo pobre”, avalia a secretária.

O prefeito Divaldo Dantas disse que o equipamento inaugurado pelo Governo do Estado é passo importante para atender à problemática que envolve crianças e adolescentes em medidas protetivas: “A Casa Lar é um ganho grande para Itaporanga e mais sete municípios da região”, afirmou.

Filtros e cartões – As 550 unidades distribuídas pela Secretaria de Desenvolvimento Humano atenderão famílias residentes em comunidades rurais de Itaporanga. O Programa Viva Água foi criado pelo Governo da Paraíba em 2016 dentro do Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem e visa distribuir cerca de 10 mil filtros cerâmicos.

Os 600 Cartões Alimentação permitirão às famílias em situação de vulnerabilidade social adquirir gêneros alimentícios no comércio local. Também implantado pelo Estado em 2016, esse programa substitui o Programa do Leite nas regiões onde não existe produção suficiente para a demanda.

Atualmente, o Cartão Alimentação beneficia cerca 10,5 mil famílias, que dispõem de 100 estabelecimentos comerciais cadastrados. A demanda mensal movimenta a economia desses pequenos comércios.

Casa Lar – O tem capacidade de acolher até dez crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos, que estão sob medida protetiva de acolhimento, conforme prevê o Art. 101, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O novo serviço visa estimular o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar, promover hábitos, atitudes de autonomia e de interação social com as pessoas da comunidade.

A estrutura é de uma residência, com supervisão técnica, localizada em área residencial e seguindo o padrão socioeconômico da comunidade onde está inserida. Contará com uma equipe composta por coordenadora, assistente social, psicóloga, educadora/cuidadora residente e cuidadora/residente auxiliar. Além de outros profissionais que justifiquem a necessidade.

A Casa Lar em Itaporanga funcionará como sede e receberá crianças e adolescentes de oito municípios vinculados: Coremas, Igaracy, Aguiar, Serra Grande, Boa Ventura, Santana dos Garrotes e Olho D’Água.

Deixe uma resposta