Destaque 2Paraíba

Baixa temperatura do inverno no Sertão da PB leva a ‘reclamações’ e problemas respiratórios

Os moradores da cidade mais quente da Paraíba estão passando frio neste inverno. Acostumados a enfrentar temperaturas de 32º C a 40º C no verão, a população de Patos, no Sertão do Estado, tem se agasalhado nos últimos dias. Em 17 de junho, a cidade registrou 21º C. Na madrugada de sexta-feira (7), os termômetros da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) marcaram 22,7º C.

- PUBLICIDADE -

Ainda por causa do frio, os atendimentos a pacientes com problemas respiratórios aumentaram pelo menos 25% no na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. “Com essa mudança de clima a gente tem falta de ar, febre, muita secreção”, disse o enfermeiro João Paulo.

Joaquim Justino é mototaxista em Patos e passa o dia trabalhando exposto ao sol. As temperaturas mais amenas agradaram para o trabalho durante o dia, mas à noite, quando o frio aumentar, ele não nega que deixa o banho antes de dormir pra depois. “A água fica fria demais. De noite tá fazendo frio demais”, disse ele, sorrindo.

Há menos de dois meses, a cidade de Patos havia entrado em quadro de alerta segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quando a umidade relativa do ar baixou para apenas 14%. Na época, a Aesa chegou a alertar a população para cuidados com a hidratação. Para se ter uma noção, a OMS indica que o ideal para o ser humano é 60% de umidade relativa do ar.

Apesar de o frio ter chegado à cidade ‘mais quente da Paraíba’, as baixas temperaturas não têm sido exclusividade de Patos, no Sertão. No distrito de São Gonçalo, em Sousa, os termômetros marcaram 17,6º C no dia 20 de junho deste ano. No início da manhã desta sexta-feira, a temperatura baixou para 21,8º C.

Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, as temperaturas não estavam sendo tão baixas nos invernos anteriores, por causa da atuação de alguns fenômenos, o que não tem ocorrido este ano. “Em outros anos houve o El Niño e La Niña. Por isso o inverno acabava não sendo tão frio. Este ano não estamos tendo a atuação de nenhum fenômeno. Pra quem está acostumado com o calor de Patos, 21º C se torna muito frio”, explica a meteorologista.

Areia

Se, no Sertão, Patos é a cidade mais quente, no Brejo, Areia é considerada a cidade mais fria da Paraíba. Neste inverno, o município teve o registro de 18,2 ºC na quinta-feira (6). Marle Bandeira explica que, mesmo não tendo a temperatura mais baixa, Areia é considerada fria pelas médias.

“No inverno, as temperaturas médias de Areia variam entre mínima de 16º C e máxima de 25º C. Ou seja, de dia e de noite são temperaturas baixas. Enquanto isso, em Patos variam de mímina de 24 ºC e máxima de 32º C, em média”, disse Marle.

G1 PB

Deixe uma resposta