CidadesDestaque 2

Projeto luta para cuidar de animais abandonados em São José de Piranhas

Paulo Santos e Claudiano Vieira, responsáveis pelo projeto.

O Projeto Patinhas de Rua é uma iniciativa do ex-vereador Claudiano Vieira, vendo as necessidades e prioridades dos animais de rua em São José de Piranhas, entre doentes, feridos, maltratados e abandonados, decidiu criar o primeiro projeto direcionado aos animais de rua da cidade, em seu primeiro mandato. Na época, encontrou muitas dificuldades para realizar esse pleito por falta de conscientização das pessoas e por falta de informações sobre a importância dessa causa animal, já que os bichinhos, na época, não eram vistos como parte da população. Mas, sempre com passos firmes e determinado a mudar essa triste realidade e fazer a diferença na defesa desse projeto, não desanimou, e em 2017, o projeto ganha força em parceria com a Prefeitura Municipal, com o incentivo do prefeito Chico Mendes, da primeira-dama Nildalânia Braz e do vereador Mylano Araújo, que apoiam essa causa animal.

- PUBLICIDADE -

Hoje está sendo realizado um grande e importante trabalho em prol desses animais, em parceria com o canil da cidade de Cajazeiras (AhEa) com Alojamento, Higienização, Embelezamento Animal, tem do com responsável Eliezio, para onde são levados todos os animais recolhidos das ruas de São José de Piranhas. Lá eles recebem todos os cuidados de que precisam, como castração, grandes e pequenas cirurgias, vacinação e outros cuidados para uma melhor qualidade de vida dos animais.

Todos os animais tratados pelo Projeto Patinhas de Rua, os que não são adotados, são identificados com coleiras personalizadas e devolvidos às ruas da cidade, após total recuperação. A cada 04 meses eles recebem novo acompanhamento, com novas vacinas e exames de rotina. Também são recolhidas todas as crias de cadelas das ruas e encaminhados para a adoção responsável.

A finalidade desse trabalho é diminuir o número de cães abandonados nas ruas, assim também atuando na área da saúde pública, retirando das ruas os cachorros vítimas de calazar, cinomose, entre outras doenças transmitidas pelo carrapato, possíveis de serem transmitidas aos humanos, sendo calazar a mais comum. O trabalho também consiste em conscientizar a população em geral para os riscos e a importância que é essa causa Animal.

Outra grande iniciativa desse projeto é a fabricação e instalação de comedouros e bebedouros em pontos estratégicos nas ruas da cidade, para alimentação animal, fabricados pelos defensores da causa, Claudiano Vieira, Mylano Araújo e Paulo Santos Vieira, sempre pensando no bem estar dos nossos animais carentes e incentivando mais pessoas a alimentar um animal de rua, seja com um pote com ração, um pouco de água, até mesmo resto de comida, o importante é ajudar. Se cada um fizer sua parte, todos saem ganhando.

O Projeto Patinhas de Rua também atua em prol das famílias carentes, através das doações mensais de ração para famílias de baixa renda que tenham animais de estimação, e ainda ajudem outros bichinhos de rua. A cada visita a equipe vai conhecendo as necessidades dessas famílias, que mesmo com tantas dificuldades, ainda assim alimentam animais de rua, daí os responsáveis pelo projeto (Claudiano Vieira e Paulo Santos Vieira) decidiram ajudar esse pessoal levando ajuda em alimentos, produtos de limpeza, roupas, calcados e até material escolar para as crianças, tudo isso se torna possível com as doações que são feitas pela população em geral. Esse trabalho vem sendo realizado desde 2016, todos os meses, em todo o município de São José de Piranhas, salvando vidas e ajudando quem precisa. Projeto Patinhas de Rua!

Depois de um lindo e longo trabalho de conscientização realizado por (Claudiano Vieira e Paulo Santos Vieira), afim de mostrar a realidade desses animais através das redes sociais e escolas da cidade, hoje o projeto tem total apoio da população piranhense, agindo diretamente com doações de ração e medicamentos entre outros, e até facilitando o trabalho de recolhimento dos bichos das ruas, passando informações importantes sobre a localização de animais feridos e maus-tratados.

Após todo o sucesso desse projeto, hoje está sendo oficializada a primeira ONG de Proteção Animal da cidade de São José de Piranhas @ONGProjetoPatinhasDeRua salvando vidas! Existe um conselho formado por doze pessoas que lutam por essa causa animal, são eles: presidente, Paulo Santos Vieira e vice-presidente, Claudiano Vieira Pereira Os demais membros são: Francisco Mylano de Araújo, Isabel Christina dos Santos Gomes, Francione Mendes, Valdilane Ramalho de Lima, Rivonaldo Ramalho de Sousa, Ana Lúcia da Silva de Morais Dias, Vanderi Amorim de Brito, Jessica Raiany da Silva Bernardo, Silvana Gomes da Silva e Eliezio Celerino de Sousa, juntos lutando por mais dignidade e respeito pelos animais. Direitos iguais para todos.

SAIBA COMO COLABORAR COM DOAÇÕES, APOIANDO ESSA CAUSA.

Paulo Rener Dos Santos Vieira.
Caixa Econômica Federal
Agência 0040 – Op. 013
Conta corrente 00054657-7

FOTOS DAS AÇÕES DO PROJETO 

 

Deixe uma resposta