Paraíba

Deputados paraibanos devem aprovar Projeto de Lei que regulamenta vaquejada

- PUBLICIDADE -

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve aprovar Projeto de Lei que regulamenta a vaquejada no estado e a torna patrimônio imaterial. O projeto que tramita na casa é de autoria do deputado Tovar Correia Lima (PSDB). Segundo ele, a matéria está de acordo com o projeto que tramita no Congresso Nacional.

“Eu sempre fui a favor da vaquejada e sempre disse não só a Paraíba como o Nordeste inteiro tem na vaquejada sua tradição, como existem tradições de touradas na Espanha, tradições de rodeio nos Estados Unidos”, defendeu o deputado em entrevista na manhã desta terça-feira (09). Ele acredita que “essa é uma tradição que ainda precisa ser permanente no nosso estado e na nossa região” e que o Projeto de Lei irá ajudar essa questão.

Apesar das críticas em relação aos maus tratos que os animais podem sofrer durante as vaquejadas, Tovar defende que existe a garantia dos promotores de eventos e criadores de que os animais serão bem tratados.

“Todas essas progressões que houveram no esporte serão garantidos pro futuro para que nós tenhamos uma vaquejada cada vez melhor, mais preparada, digamos assim, e acima de tudo dentro da lei”, ressaltou o deputado.

Já a deputada Estela Bezerra (PSB) disse ser contra os maus tratos aos animais, mas reconhece que o projeto tem votos suficientes para ser aprovado no plenário da Assembleia. “Pelo perfil da Assembleia deve ser aprovado com algumas abstenções, mas certamente a vaquejada passará a ser um bem imaterial da nossa cultura”, avalia Estela.

No entanto a deputada ainda afirmou acreditar “que a vaquejada deve, no futuro, ser suprimida sim como um hábito corriqueiro da diversão humana. Acho que a diversão humana pode ser dada de outras formas não causando sofrimento”.

Redação com Click PB

Deixe uma resposta