CidadesDestaque 2

Cansados de esperar pela Prefeitura de Poço Dantas-PB moradores constroem estrada por conta própria em regime de mutirão

14671090_691611747657359_1468542814902274398_n-foto-principalApós esperar por vários anosque a Prefeitura Municipal de Poço Dantas-PB construísse uma estrada ligando as comunidades de Lagoa dos Cesários e Bulandeira, moradores da região se mobilizaram e começaram a construção da estrada.

- PUBLICIDADE -

Em regime de mutirão  várias pessoas reuniram-se para construir a estradade 5 km. A ideia partiu do líder da comunidade e Lagoa dos Cesários, Zé de Ataíde, uma figura bastante querida na comunidade.  O grupo também ficou responsável por arrecadar todo o material usado na construção como manilhas, cimento e pedras de paralelepípedos.  A obra foi iniciada em 2015 e retomada agora. A estimativa dos moradores é de que a obra seja inaugurada em dezembro deste ano com um grande churrasco com a presença da líder política Eva de Sousa Lira. Atualmente o a cesso é feito pelo Distrito de São João Bosco. A construção vai diminuir o percurso em 5km .Existem pessoas com 70 anos de idade debaixo do solo escaldante trabalhando na obra.

Segundo a professora da escola da comunidade de Lagoa dos Cesários, Erivalda Paulina Deniz o comerciante Zé de Ataíde chegou a procurar o prefeito municipal José Gurgel Sobrinho para que o mesmo liberasse o trator para a construção da obra, mas o mesmo foi negado pelo gestor. O trator é um equipamento que foi doado ao município pela então presidenta Dilma. Esta é a mais clara omissão do Poder Público.

A comunidade de Lagoa dos Cesários é uma das comunidades mais distantes da sede. Ela tem a aproximadamente cem habitantes e conta com escola, igreja, campo de futebol, Parque de Vaquejada Zé Cesário e dois pontos turísticos uma gruta e o Bar da Castanhola de propriedade de Zé de Ataíde, que também é leiloeiro nas festas de igreja da região. A especialidade da casa são comidas típicas como guiné e galinha caipira.

De acordo com os moradores, pessoas dascomunidades  tentaram procurar ajuda do poder público, mas a resposta era sempre negativa. Eles então se organizaram, fizeram cotas e conseguiram levantar recursos para financiar a construção da estrada.
“É triste ver que a inoperância do Poder Executivo Municipal é tamanha que a população se vê sem saída ao ponto de fazer as obras por conta própria, mas fico feliz de saber que a população também tem força para lutar”, disse o morador Zé de Ataíde.
“Cansamos de esperar pelas longas promessas que sempre veem se repetindo e decidimos colocar a mão na massa”, disseram os moradores das comunidades de Bulandeira e Lagoa dos Cesários.

14670874_1165136023607781_4024171227954568570_nO QUE É MUTIRÃO
Mutirão é o nome dado no Brasil a mobilizações coletivas para lograr um fim, baseando-se na ajuda mútua prestada gratuitamente. É uma expressão usada originalmente para o trabalho no campo ou na construção civil de casas populares, em que todos são beneficiários e, concomitantemente, prestam auxílio, num sistema de rodízio e sem hierarquia.Atualmente, por extensão de sentido, “mutirão” pode designar qualquer iniciativa coletiva para a execução de um serviço não remunerado, como um mutirão para a pintura da escola do bairro, limpeza de um parque, construção de uma ponte ou de uma estrada,dentre outros.

COMO COLABORAR
Quem quiser colaborar com a construção da obra fazendo doações (mão de obra, manilhas, cimento, pedras de  paralelepípedos etc)  procurar o servidor público Fábio Avelino e a professora Erivalda Paulina Deniz em Poço Dantas  ou com o comerciante Zé de Ataíde em Lagoa dos Cesários. Contamos com a sua colaboração.

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604

Deixe uma resposta