BrasilDestaque 2

PB é o 4° estado do NE que mais investe em políticas contra o uso de bebidas alcoólicas nas escolas

20160918095312A escola tem um papel fundamental no combate ao uso precoce do álcool e, na Paraíba, segundo informações disponíveis na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015 (PeNSE), 85,1% dos 46.920 alunos que frequentam o 9º ano do Ensino Fundamental, ou seja, 39.931, estudam em escolas que possuem alguma política, norma ou regra escrita que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas suas dependências, sendo que 32.075 estudam em escolas públicas e 7.856 em escolas privadas. A Paraíba ocupa a 4ª posição no Nordeste, entre os estados que mais inibem o uso de bebidas alcoólicas nas escolas.

- PUBLICIDADE -

A orientação da Secretaria de Estado da Educação é que as escolas trabalhem com os temas transversais em sala de aula e o alcoolismo é um deles, assim como o bullying, a diversidade de gênero, entre outros. Desta forma, o debate na escola sobre o tema do uso precoce do álcool e seus efeitos se torna indispensável e tem sido objeto da iniciativa de diversos professores que acompanham de perto o processo de interação entre os adolescentes e se este processo está se dando de forma sadia.

De acordo com a pesquisa do IBGE, a Paraíba é o 16º Estado brasileiro em número de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental frequentando escolas que informaram possuir alguma política, norma ou regra escrita que proíba o consumo de bebidas alcoólicas nas suas dependências, ficando acima de estados como Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Tocantins, Rondônia, Acre, Amapá e Roraima.

Sobre o número de alunos em escolas que inibem o uso de bebidas alcoólicas, a Paraíba ocupa a 5ª posição no Nordeste, ficando acima de estados como Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em termos proporcionais, com 85,1% dos alunos em escolas que cuidam da prevenção do uso de bebidas alcoólicas, a Paraíba ocupa a 4ª posição no Nordeste, numa situação melhor do que a ocupada por estados como Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Maranhão.

Na opinião da promotora Soraya Escorel, antes de qualquer estratégia, o que precisa ser feito para reduzir os índices tão elevados e preocupantes da pesquisa, relativamente ao uso cada vez mais precoce de bebida alcoólica por menores de idade, é chamar a atenção da sociedade e das famílias em geral acerca da legislação. “O desconhecimento da lei é inescusável. Isso é fato. A maioria das pessoas conhece a legislação que trata do assunto, mas faz de conta que não conhece e simplesmente ignora. Ocorre que, de acordo com a legislação atual – Lei 13.106/15 – se alguém, mesmo os pais ou responsável legal, fornece, serve ou entrega qualquer forma de bebida alcoólica, ainda que gratuitamente, à criança ou adolescente, está praticando um crime”, alerta.

Redação com SECOM

Deixe uma resposta