Paraíba

Cães são treinados para fazer resgate na água por bombeiros da PB

Labrador Valentino é treinado para fazer resgates na água (Foto: Alysson Alexandre/Corpo de Bombeiros Civil e Voluntário da Paraíba)
Labrador Valentino é treinado para fazer resgates na água (Foto: Alysson Alexandre/Corpo de Bombeiros Civil e Voluntário da Paraíba)

Valentino é um cão da raça labrador que qualquer um gostaria de ter por perto diante de um afogamento iminente. Ele vem sendo treinado pelo Corpo de Bombeiros Civil e Voluntário da Paraíba desde 2015 e já está apto a fazer buscas e resgates na água. Segundo o responsável pelo canil, Jorge Costa, o animal entra na água com uma boia e, com a vítima sustentada, ele consegue fazer o chamado reboque.

- PUBLICIDADE -

“Ele é mais rápido que o humano porque ele movimenta as quatro patas para fazer o reboque e vai tracionando a pessoa, que está sustentada pela boia na lâmina d’água. Então ele faz esse trabalho e o guarda-vida vai junto para auxiliar”, explicou Costa.

O comandante Alysson Alexandre lembrou que labradores são cães que se dão bem com a água e, por isso, Valentino respondeu bem ao treinamento desde o começo. Além dele, outro labrador e um husky siberiano também estão sendo treinados para fazer esse tipo de resgate. “Não é todo cão que dá pra fazer esse trabalho. Mas o outro labrador já está correspondendo bem”, comentou o comandante.

De acordo com Alysson, Valentino foi o primeiro cão usado no Brasil para fazer buscas na água. O cão deve atuar na alta temporada em praias e açudes de cidades que não têm cobertura do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. Parcerias com as prefeituras dos municípios já estão em andamento, de acordo com o comandante.

Outras atividades do canil
Além dos dois labradores e do husky siberiano, o canil do Corpo de Bombeiros Civil e Voluntário da Paraíba também conta com um rottweiler, um pastor alemão e um casal de border collie com seis filhotes. Eles já atuam em resgates em áreas urbanas e rurais, principalmente em locais de difícil acesso.

Além do trabalho de buscas, os animais também são usados em um trabalho voluntário de terapia assistida com cães, que auxilia idosos, crianças e pessoas com deficiências.

G1 PB

Deixe uma resposta