Destaque 2Paraíba

Ricardo participa da solenidade de abertura da 4ª edição da Caravana do Coração

coracçãoO governador Ricardo Coutinho participou, neste domingo (3), no Conselho Regional de Medicina (CRM), em João Pessoa, da solenidade que marcou o início da 4ª edição da Caravana do Coração, que realiza um mutirão de triagens, consultas e exames cardiológicos em crianças de 0 a 12 anos e gestantes com idade gestacional de 22 a 28 semanas que apresentem algum tipo de cardiopatia ou problemas oriundos de cardiopatias. A ação é fruto de uma parceria entre a Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), criada em 2011 pelo Governo do Estado e a ONG Círculo do Coração de Pernambuco.

- PUBLICIDADE -

Durante a solenidade, Ricardo fez a entrega de um veículo com gerador próprio e equipamentos para serem utilizados na Caravana do Coração. Ele ainda lembrou que o Governo do Estado investe cerca de R$ 6 milhões anuais no projeto. “A Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba é toda bancada com recursos estaduais, investimos muito nessa ação que visa salvar vidas. Ao assumir o Governo do Estado, tinha a noção das dificuldades na área de cardiologia pediátrica. Tínhamos que encaminhar pacientes para outros estados com custo alto. Diante dos problemas, buscamos soluções e tivemos um feliz encontro com o Círculo do Coração. Criamos em seguida a Rede de Cardiologia Pediátrica e a Caravana do Coração, que vem mudando completamente a realidade da assistência em cardiologia pediátrica no Estado”, afirmou.

O governador ainda agradeceu a dedicação e empenho de todos que compõem a Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba. “Já estamos no quinto ano da nossa Rede e nesse período tivemos mais de 500 cirurgias realizadas. Isso representa vidas salvas. Agradeço a todos que se engajaram nessa ação e sinto orgulho por fazer parte desse programa que se tornou essencial para a Paraíba. Agregamos este ano a assistência a microcefalia e temos o apoio da Cruz Vermelha, o que mostra que estamos evoluindo e que a caravana vai continuar a crescer”, concluiu.

A secretária de Saúde, Roberta Abath, destacou que a quarta edição da Caravana do Coração possui um formato mais amplo de atendimento. “Esta caravana está maior e melhor. Teremos um acolhimento integral a crianças e gestantes no tocante à cardiologia e microcefalia, como também no âmbito da saúde geral, como atendimento bucal, nutrição e toda promoção à saúde estão incluídas na Caravana. Contamos com o apoio de outros quatro países e os feitos serão transmitidos para um simpósio que ocorrerá no Japão. Este é o legado desta gestão, ultrapassar as fronteiras do que é feito a âmbito estadual e deixar um modelo que pode ser exemplo no mundo”, frisou.

Roberta ainda ressaltou a parceria da Federação da Cruz Vermelha com o Governo do Estado no apoio à Caravana do Coração. “Foi aprovado um convênio de cooperação técnica com a Cruz Vermelha que, pela primeira vez, trará voluntários para ajudar a nossa caravana. Essa é uma parceria muito bem-vinda que só tem a somar nesta missão”, observou.

A Caravana deste ano pretende abranger cerca de 1.300 pacientes entre gestantes e crianças, totalizando cerca de 15 mil atendimentos, tendo em vista que cada criança poderá ter acesso a até oito atendimentos diferentes em diversas especialidades: Cardiologia, Odontologia, Neurologia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Clínica Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Arte-educação.

“É uma satisfação poder abrir mais uma edição desta Caravana. Nos primeiros anos trabalhamos com cerca de 40 pessoas, este ano temos mais de 90 voluntários, o que mostra a evolução do nosso trabalho. Também é muito gratificante dizer que no momento, a maioria dos participantes da caravana é composta por paraibanos, que acreditaram nessa ação, antes tínhamos mais pernambucanos. Hoje temos a adesão de profissionais de Portugal, Inglaterra, Japão e Estados Unidos. Durante as duas semanas de trabalho, a nossa equipe será dividida em times que farão atendimentos específicos aos pacientes. Na Caravana do Coração todas as pessoas são tratadas de forma igualitária e estão lá para trabalhar pela saúde da sociedade”, observou a coordenadora da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, Sandra Mattos.

O estudante de medicina Alexandre Targino será voluntário da caravana pela segunda vez e frisou a importância desta ação. “Participei em 2015 e volto porque é uma atividade muito prazerosa. São 15 dias de esforço e trabalho, mas as dificuldades são superadas porque o sentimento de gratidão supera tudo. É uma alegria me dedicar mais uma vez a esta caravana e sempre que puder estarei pronto para ajudar”, disse.

Esta edição da Caravana do Coração será realizada de 4 a 17 de julho, em 13 municípios paraibanos: Monteiro (4), Princesa (5), Itaporanga (6), Cajazeiras (7), Sousa (8), Catolé do Rocha (9), Pombal (10), Patos (11), Picuí (12), Esperança (13), Guarabira (14), Mamanguape (15) e Itabaiana (16).

Deixe uma resposta