Brasil

Representantes da FIEC visitaram obras de Transposição do São Francisco

A coordenadora dos Conselhos Temáticos da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Roseane Medeiros; o presidente do Conselho Temático de Agronegócio e Cadeias Produtivas (Conag), Bessa Júnior; e o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra), Heitor Studart; participaram nesta sexta-feira (10/6), de visita às obras de Transposição do São Francisco, acompanhados do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, do governador do estado do Ceará, Camilo Santana, e deputados estaduais cearenses.

- PUBLICIDADE -

O ministro Helder Barbalho confirmou a conclusão das obras dos canais para dezembro deste ano, com a continuação de obras complementares em 2017. “Nosso foco é entregar os canais, encher o mais rápido possível todos os reservatórios de ambos os eixos e fortalecer as obras em parceria com os governos estaduais para que haja funcionalidade da transposição. A transposição não pode ficar à margem do acesso humano e do acesso produtivo. Não podemos olhar o canal passando com a água sem que isso represente água na torneira, água para irrigar a produção de quem quer produzir para o seu alimento e sua renda”, afirmou.

De acordo com o ministro, foi determinado às construtoras que ampliem ao máximo a capacidade de execução das obras para que cumpram o prazo. Essa ampliação será de, em média, 42%. “Dessa forma, a água poderá contribuir com o abastecimento dos reservatórios de Orós e também do Castanhão, com repercussão imediata nas áreas com maior densidade populacional do estado do Ceará”, explicou.

O governador do Ceará, Camilo Santana, disse que pretende acelerar as obras do Cinturão das Águas para garantir que as águas que chegarão em Jati, sigam pelo rio Salgado até o açude Castanhão. “A obra é fundamental. Se conseguirmos um volume melhor de recurso para esses primeiros 38km do Cinturão das Águas, conseguimos concluir ainda esse ano a primeira etapa e dar funcionabilidade a esse trecho”, informou Camilo.

Na avaliação do deputado estadual Carlos Matos (PSDB), o eixo principal do Cinturão das Águas, que deveria ter sido construído para levar água até o Castanhão, ainda não foi licitado. “Isso gera uma incerteza muito grande porque não sabemos quando, saindo de Jati, chegará ao Castanhão, nem o volume. Estamos acompanhando de perto para ver qual será o cronograma dessas obras. Mesmo em 2017, no cenário mais otimista, chegaria em janeiro no Castanhão, e no cenário mais pessimista, chegaria em agosto. Isso faz uma diferença muito grande”, alertou o deputado.

O Projeto São Francisco vai garantir o abastecimento constante de água a uma população de 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, que possuem períodos cíclicos de estiagem.

Roteiro da visita

A agenda do ministro, de inspeção às obras, na sexta-feira (10), incluiu pontos estratégicos do Eixo Norte do Projeto: o túnel Cuncas 1, em São José de Piranhas (PB); a barragem de Jati, no município cearense de mesmo nome; e a primeira estação de bombeamento (EBI-1), em Cabrobó (PE). O ministro também sobrevoou os 260 quilômetros do eixo.

No sábado (11) a comitiva segue para o Eixo Leste, que tem 217 quilômetros de extensão e, quando concluído, levará água aos estados de Pernambuco e Paraíba. O primeiro ponto de visita será o túnel Engenheiro Giancarlo de Lins Cavalcanti, em Monteiro (PB). Após sobrevoar todo o eixo, o grupo inspeciona as atividades de duas estações de bombeamento (EBV-1 e 3), ambas em Floresta (PE).

Com Assessoria

Deixe uma resposta