Cidades

IV Semana Municipal da Luta Antimanicomial foi aberta nesta segunda-feira

Foi aberta nesta segunda-feira (16) a IV Semana Municipal da Luta Antimanicomial do município de São José de Piranhas e Região, que este ano tem como tema “Não nego… Eu luto por uma Sociedade sem Manicômios!”. A programação se estende até a próxima quarta-feira, dia 18 de maio.

- PUBLICIDADE -

A abertura oficial do evento ocorreu na sede do CAPS-I (Centro de Atenção Psicopal Socorro Batista) com apresentação teatral encenada pela assistente social, Alhandra Campos. Depois foi enfatizado um pouco da política de saúde mental e a reforma psiquiátrica, lei 10206, do deputado federal, Paulo Delgado. E a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial). Na ocasião, ainda foi debatido sobre a participação da família no tratamento de seus entes queridos.

Segundo a coordenadora do Caps-I, Neuma Cavalcanti de Figueiredo, a IV Semana Municipal da Luta Antimanicomial do município de São José de Piranhas e Região inclui passeio com os usuários, palestras sobre prevenção de drogas, representantes da saúde e religioso, além de apresentações teatrais. E envolve usuários, funcionários e convidados.

O evento que acontece simultaneamente em toda a Paraíba é uma luta dos direitos de cidadania das pessoas com transtornos mentais, que não podem ser excluídas da sociedade, do exercício de cidadania e do convívio familiar.

Segundo dados divulgados pelo governo do estado, a Paraíba tem aproximadamente 15 mil usuários e o estado tem o maior número de serviços ofertados, com 101 Caps.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta