Cidades

Falta d’água pode levar muitas famílias de São José de Piranhas para outros centros

cageoa-ppppA medida que o período chuvoso chega ao final, a esperança dos piranhenses começa a se acabar. Este ano, até agora, as poucas chuvas caídas nas cabeceiras do açude São José [açude da Cagepa] não foram suficientes para aumentar a água do manancial que abastece a cidade. Segundo dados, em 2016 o açude recebeu pouco mais de 20cm cúbicos de água. Dados da AESA apontam que o atual  volume do açude é de apenas 11,9% [dados do dia 5 de abril]. O órgão considera volume morto quando um manancial atinge 10% do volume total. A preocupação da população é cada dia mais evidente.

- PUBLICIDADE -

O colapso na cidade pode gerar a emigração de muitas famílias para outros centros urbanos, João Pessoa pode ser o destino de muita gente. Nos últimos dias aumentou bastante a perfuração de poços artesianos na cidade, famílias mais abastadas adotam esta ação para se precaver de um eminente colapso, enquanto outras planejam deixar a  terra natal.

Solução

Uma das soluções para o problema seria a montagem de uma adutora de engate rápido ligando a barragem de Boa Vista, obra da Transposição, até a estação de tratamento da Cagepa na sede da cidade de São José de Piranhas. O percurso entre a barragem e a ETA é de cerca de 15km. O assunto ganhou destaque nos últimos  dias, mas a medida ainda está sendo projetada e não será concretizada de forma rápida, haja vista as fases de licitações e outras burocracias exigidas por lei. A barragem tem pouco mais de 15 milhões de metros cúbico de água.

Na noite desta quinta-feira (7), a Câmara de vereadores reúne  à sociedade para discutir o assunto e vai  cobrar do governo uma solução urgente para o problema. A sessão ordinária acontece às 19h na casa Francisco Aurélio Cavalcanti, situada na rua Inácio Lira, no centro de São José de Piranhas.

Alex Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta