Cidades

Cagepa começa a montar sistema de captação flutuante em São José de Piranhas

cageoa ppppUm sistema de captação flutuante começará  a ser montado esta semana no Açude São José, açude da Cagepa em São José de Piranhas, cidade localizada no Alto Sertão do estado. De acordo com o gerente regional da Cagepa do Alto Piranhas, Cleudismar Alexandre, o equipamento é necessário porque o volume do manancial está muito baixo e, quando atingir o volume morto, não vai conseguir mais levar a água por gravidade.

- PUBLICIDADE -

O açude que abastece a cidade  tem capacidade para 3.051 milhões de metros cúbicos de água, mas está com apenas 12,4% do volume total, o que representa 377.175  metros cúbicos, segundo dados desta quarta-feira (02), da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba  (Aesa).

A previsão da Cagepa é que o açude chegará aos 10%, que significa o volume morto, ainda nesta primeira quinzena de março e, por isso, o sistema de captação flutuante já começou a ser montado para funcionar a partir do momento que o manancial atinja os 10% de volume. Uma bomba [s]?  ficará dentro do açude. Elas vão levar a água até o sistema de distribuição da Cagepa.NENEM

Segundo Cleudismar, esse sistema só resolve a situação em curto prazo. “A recuperação do manancial seria só com chuva e a transposição do Rio São Francisco. O que a Cagepa está fazendo é para tirar água do volume intangível”, disse.

Este ano as chuvas que caíram nas cabeceiras do açude de São José de Piranhas, só foram suficientes para acumular cerca de 16 centímetros de água no açude.

Racionamento
Por causa do baixo volume, a cidade de São José de Piranhas enfrenta racionamento de água já faz alguns meses.  O sistema da Cagepa deixa de fornecer água a meia noite da sexta-feira e só volta a liberar a meia noite do domingo para a segunda-feira. Por enquanto o sistema de racionamento não será ampliado.

Alex Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta