CidadesDestaque 2

Empresário apoia elaboração de um plano de manejo para o Vale dos Dinossauros e lamenta que Sousa não tenha aproveitado bem os R$ 2 milhões conveniados

dinossaurosDe um lado, elogios sem fim por parte da mídia nacional e internacional à variedade de passeios e às belezas paleontológicas de um dos destinos de viagem mais procurados no Brasil o Vale dos Dinossauros em Sousa. Do outro, a pequena visão por parte do poder público municipal na promoção desse potencial turístico que é marca de Sousa é isso o que observa o sousense Zenildo Oliveira (PSD) que apoia a elaboração de um plano de manejo do Monumento Natural Vale dos Dinossauros, proposto ontem (11) pelo Ministério Público Federal (MPF).

- PUBLICIDADE -

Segundo Zenildo a proposta do MPF em Sousa, por meio do procurador Tiago Misael, é louvável e merece a união da sociedade sousense em prol desse patrimônio da cidade que é conhecido mundialmente. O sousense só lamenta que o município não tenha aproveitado bem os mais de R$ 2 milhões já conveniados junto ao Ministério do Turismo e a cidade de Sousa para o desenvolvimento desse bem paleontológico, que poderia estar trazendo inúmeras caravanas de turistas para a cidade.

Segundo Zenildo apesar na mídia nacional e internacional considerar o Vale dos Dinossauros um bem mundial a gestão municipal trata esse enorme potencial turístico da cidade de maneira suplementar. Para ele, o poder público municipal deveria fazer uso de uma ampla apresentação a nível nacional deste aporte turístico numa parceria com a Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV) e sua referencial no Estado a ABAV-PB.

“A temática dos dinossauros é atual e tem muita aceitação por parte da sociedade, em geral, e dos jovens, em particular. Esta ciência está em permanente evolução, uma vez que são frequentes novas descobertas, muitas vezes acompanhadas pela comunicação social. Portanto temos esse potencial que é reconhecido no mundo, mas subvalorizado pela gestão municipal, proponho uma reversão dessa visão pequena sobre nossos atrativos turísticos”, afirmou Zenildo.

Na visão de Paleontologia é uma ciência fascinante que estuda os fósseis e seres extintos. Os fósseis são a principal prova da existência de seres já desaparecidos e contribuem para a percepção da idade da Terra, das suas mudanças ao longo do tempo e da evolução da Vida.

Além disso, do ponto de vista pedagógico, o estudo dos dinossauros deveria de acordo com o pesedista ser lavado aos estudantes de Sousa, como um modelo de referência e orgulho para todos os munícipes, oferecendo aos estudantes uma noção do que é a Ciência na realidade.

O Vale dos Dinossauros é uma unidade de conservação no estado da Paraíba, criada em 27 de dezembro de 2002 pelo Decreto Estadual N.º 23.832. Um dos mais importantes sítios paleontológicos existentes, onde registra-se a maior incidência de pegadas de dinossauros no mundo.

Compreende uma área de mais 1.730 km², abrangendo aproximadamente 30 localidades no alto sertão da Paraíba (Brasil), entre elas os municípios de Sousa, Aparecida, Marizópolis, Vieirópolis, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Santa Cruz, Santa Helena, Nazarezinho, Triunfo, Uiraúna, Cajazeiras. Os registros mais importantes estão no município de Sousa, distando 7 km da sede do município. O acesso é feito pela PB-391 sentido Sousa/Uiraúna.

Confira outras propostas de Zenildo para o Turismo em Sousa – Outras obras estruturantes incluídas na visão de Zenildo para o Turismo são a construção de novos pontos de estacionamentos e as obras de mobilidade também fazem parte do seu projeto para o segmento.

Sobre o ponto da mobilidade urbana especificamente, ele pondera que o trânsito fluente e organizado causa boa impressão aos turistas, além de estimular a volta deles. Isto sem contar, lembrou que beneficia toda a população. “Sousa precisa ser uma cidade bonita e agradável primeiro para seus habitantes e, também, para os visitantes”.

O sousense propõem outras iniciativas de baixo custo e de grande alcance no setor como a criação de um programa de “Ecoaventura”, para criar infraestrutura adequada e divulgar as belezas naturais de Sousa, valorizando o ecoturismo e o turismo de aventura na cidade e o programa “Uni-Tur”, que será empreendido em parceria com as universidades, para formar e capacitar mão-de-obra nas várias áreas do turismo.

Zenildo Oliveira citou ainda o “Sousa dos Seus Olhos”, um concurso nacional de fotografia que poderia ser criado pela prefeitura, em parceria com os portais e revistas do Estado, para manter Sousa na mídia espontânea. “Proponho ainda o ‘Sousa do Mundo’, uma parceria com a iniciativa privada, para interligar eventos esportivos, culturais e artísticos em um calendário que possa entrar para o circuito estadual de cultura, arte e esportes”, elencou.

O sousense finalizou assinalando que uma bela cidade como Sousa, de um povo carinhoso e acolhedor, terá sempre a sua atenção especial, pois tem um potencial enorme para a área do turismo.

Assessoria de comunicação

Deixe uma resposta