Cidades

Confira os municípios da região com risco iminente ou alerta de epidemia de zika vírus

A Paraíba tem 54 municípios com risco iminente de surto de dengue, chikungunya ou zika e outros 107 municípios em alerta para o mesmo risco. Os dados referentes ao problema foram divulgados nesta terça-feira (24), a partir do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), do Ministério da Saúde. Acesse aqui o levantamento completo e veja as cidades paraibanas com risco iminente de epidemia.

- PUBLICIDADE -

Os resultados da pesquisa foram obtidos após visitas nas casas dos paraibanos. O risco iminente para uma epidemia de dengue, chikungunya ou zika é dado após mais de 4% das casas visitadas apresentarem larvas do mosquito.

A metodologia aplicada na pesquisa permitiu identificar onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município, além de revelar quais os principais tipos de criadouros, por região.

De acordo com o levantamento, o armazenamento de água, como tonel e caixa d’água, foi o principal tipo de criadouro do mosquito encontrado. Água depositada em vasos de plantas e garrafas, além do lixo, também contribuiu para a proliferação do Aedes aegypti.

A preocupação com o Aedes aegypti vem crescendo após exames detectarem uma possível associação do vírus zika com os casos de microcefalia registrados na Paraíba e em outros estados.

Dados da Secretaria de Saúde da Paraíba confirmaram o surgimento de 96 casos de microcefalia neste ano, com investigação de outros 104 casos no Estado.

Veja a relação de municípios que estão em risco ou alerta:

Cajazeiras (9,5) – o que tem maior risco desta relação;

São João do Rio do Peixe (5,5) – em risco;

Bonito de Santa Fé (4,7) – em Risco;

Carrapateira (1,1)  – em alerta;

Nazarezinho (1,2) – em alerta;

São José de Caiana (2,3) – em alerta;

Serra Grande (3) – em alerta;

Sousa (5,4) – em risco;

Conceição (2,4) – em alerta;

Cachoeira dos Índios (2) – em alerta;

Aguiar (2) – em alerta.

 

Radar Sertanejo + Portal Correio

Deixe uma resposta