Paraíba

Câncer de próstata provoca em média uma internação por dia na Paraíba

Novembro AzulDe janeiro a agosto deste ano, 260 homens foram internados com tumores malignos na próstata na Paraíba. Os dados são do sistema DataSus, do Ministério da Saúde, e reverlam ainda que no mesmo período foram contabilizadas 24 mortes.

- PUBLICIDADE -

Ao dividir o número de internações pelo número de dias analisados pelos dados do ministério, é possível perceber que pelo menos um homem é internado por dia com este tipo de câncer no Estado. Os mesmos dados revelam ainda que apenas a leucemia (com 28 óbitos registrados) mata mais homens na Paraíba, em se tratando de câncer.

De acordo com o urologista Jarques Lúcio, o motivo do alto número de casos, pode ser o preconceito dos homens com o exame de toque retal, que acontece de forma simples, rápida, de 10 a 15 segundos. Para alertar sobre a necessidade de prevenção e do diagnóstico precoce da doença, neste mês é realizada a campanha ‘Novembro Azul’.

“O paraibano muitas vezes não busca o médico, em muitos casos, por preconceito. O exame retal, que é indolor, somado ao exame de sangue, conhecido como PSA, dá uma boa condição para um diagnóstico precoce e, consequentemente, aumentam a chance de cura em até 90%”, disse o médico.

Ainda segundo o especialista, o homem precisa fazer os exames inclusive quando não sente os sintomas da doença. “O  paciente não sente nada e isso é uma justificava utilizada por alguns para não procurar o médico, mas é preciso ir assim mesmo,  pois este câncer não apresenta sintomas no seu estágio inicial”, alertou.

Para evitar não só o câncer de próstata, mas também de outros tipos, o médico recomenda as pessoas mantenham uma alimentação saudável, com menos gordura, pratiquem exercício físico regularmente, evitem ganhar peso e diminuam o consumo de álcool e cigarro.

G1 PB

 

Deixe uma resposta