Policial

Mapa da violência: Paraíba registra mais de 1.100 assassinatos em nove meses

violência pbA Paraíba registrou 349 vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no terceiro trimestre de 2015. O dado é do boletim do programa Paraíba Unida Pela Paz, do Governo do Estado. Entre janeiro e setembro, o estado teve 1.105 registros desse tipo de crime, que engloba homicídios dolosos, ou seja, com a intenção de matar, e demais crimes violentos e dolosos que resultem em morte. A Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) informou que 2012 teve a primeira queda no número de assassinatos em 10 anos e essa queda foi repetida até 2014.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o boletim, em relação ao acumulado de janeiro a setembro, 2015 teve mais vítimas que 2014. Nos nove primeiros meses do ano passado, foram contabilizadas 1.057 vítimas de CVLIs, enquanto que 2015 teve 1.105.

No entanto, a Paraíba vem apresentando quedas no número de assassinatos desde o quarto trimestre de 2014, quando foram contabilizadas 456 vítimas. Os três primeiros meses 2015 tiveram a primeira queda no número, para 405. Em seguida, o segundo trimestre apresentou uma nova redução, para 351. O terceiro trimestre deste ano, por sua vez, encerrou com 349 registros.

A cidade que mais teve CVLIs no terceiro semestre de 2015 foi João Pessoa, com 120 vítimas. Em seguida, aparecem Campina Grande, com 42, Santa Rita, com 22, e Bayeux e Patos empatados com 14.

A Secretaria da Segurança e da Defesa Social informou que os órgãos operativos da pasta – as polícias Militar e Civil – têm como uma das principais metas a redução de CVLIs. Assim, de acordo com as diretrizes do programa Paraíba Unida pela Paz, as instituições têm agido por meio da prevenção e repressão qualificada à violência, Inteligência Policial e responsabilidade territorial dos gestores das instituições no sentido de diminuir esse tipo de ocorrência nos últimos quatro anos.

Ainda de acordo com Seds, em 2012 houve a primeira redução de CVLI em 10 anos, o que continuou acontecendo até o fim de 2014. O enfrentamento a esse tipo de crime está sendo intensificado, com base em números do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Seds, de forma a saturar as áreas com o maior número de ocorrências. Outras ações ligadas à redução de CVLI também têm sido realizadas como a apreensão de armas e drogas, sendo 2.881 armas de fogo de janeiro a setembro, e mais de 1,5 tonelada de entorpecentes, respectivamente, de janeiro a setembro.

G1 PB

Deixe uma resposta