Paraíba

Hemocentro da Paraíba inicia campanha para incentivar mulher a doar sangue

hemocentroO Hemocentro da Paraíba iniciou, na manhã desta segunda-feira (5), sua Campanha de Doação Feminina alusiva ao Outubro Rosa. A campanha busca aumentar o percentual de mulheres doadoras e esclarecer sobre mitos da doação de sangue. A abertura teve a animação de palhaços, ginástica laboral, dinâmicas, sorteio de brindes e lanche especial. Além disso, a doadora com maior número de doações foi homenageada.

- PUBLICIDADE -

De acordo com a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, ainda existe certo medo com relação à doação feminina. “Da média de 200 doadores do Hemocentro, aproximadamente 23% são mulheres, percentual abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 30%. Creio que isso aconteça devido à jornada tripla de trabalho da mulher, que não tem tempo. Além disso, ainda existe certo preconceito relacionado à doação feminina, muitos mitos que precisam ser desvendados, como por exemplo, doar sangue menstruada. Não tem problema em a mulher doar sangue quando estiver menstruada. Existem apenas dois fatores que impendem a doação feminina:  mulheres grávidas ou que estão amamentando durante o primeiro ano não podem doar”, explicou Divane.

açãoDoadora homenageada da campanha e aniversariante do dia, Érica Lima da Mata doa sangue há 16 anos. Sua primeira doação foi para uma tia que estava precisando e nunca mais parou. “Depois da primeira doação, eu tomei gosto por esse sentimento de ajudar o próximo. Passei a doar espontaneamente, e por ter um tipo raro de sangue, O -, sentia que realmente estava fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Hoje, não posso mais doar, pois tenho lúpus, mas mesmo assim estou sempre chamando parentes, amigos, pessoas em geral para participarem dessa corrente do bem que é a doação de sangue”, disse Érica.

A campanha Outubro Rosa é uma importante ação mundial, que dá visibilidade à luta contra o câncer de mama, chamando atenção para a seriedade dos cuidados preventivos e o Hemocentro se mobiliza para aderir a essa ação, lembrando também da importância da saúde das mulheres para a doação de sangue.

A Campanha de Doação Feminina será realizada até 31 de outubro, acompanhando a programação do Outubro Rosa. “Durante todo o mês de outubro estaremos intensificando as ações para este público, buscando sensibilizar e incentivar as mulheres  para se tornarem doadoras de sangue”, concluiu Divane Cabral.

Deixe uma resposta