CidadesDestaque 2

Produção em hidroponia cresce e economiza água em Carrapateira no Sertão da Paraíba

hidroponiaA produção de alface hidropônica tem feito sucesso e dado exemplo de economia de água na cidade de Carrapateira, no Sertão paraibano. O agricultor Washington de Sousa mudou sua técnica de produção e agora consegue economizar 85% de água em relação ao antigo modo de plantação. A produção foi destaque no Bom Dia Paraíba desta quinta-feira (10).

- PUBLICIDADE -

A hidroponia é uma técnica de cultivo onde as raízes das plantas ficam suspensas em uma estufa. As hortaliças recebem uma mistura nutritiva que utiliza apenas três litros de água por ramo de alface durante todo o ciclo de de produção. Além da economia de água, há também a economia de agrotóxicos.

O produtor Washington de Sousa conta que foi na hidroponia que encontrou o caminho para a economia. “Eu plantava milho e feijão e foi só um tombo em cima do outro por causa de seca. Plantávamos e era só prejuízo. Aí eu procurei uma solução de produção que dê pra produzir com pouca água”, lembra.

O sucesso da produção foi tanto que agora o agricultor já pensa em expandir a quantidade de espécies de hortaliças produzidas, como tomate, morango, couve, pimentão e melão. Atualmente, a produção de Washington abastece os principais de mercados do Sertão e ainda algumas cidades do Ceará.

Mais produções sustentáveis
Foi na agricultura orgânica de legumes e hortaliças que o produtor Ednaldo José, de Sousa, encontrou o caminho para uma vida saudável. “Eu vi vários agricultores tendo câncer e morrendo. Eu tentei achar uma melhoria de vida pra mim e para minha família”. diz.

Ednaldo começou plantando apenas coentro e alface, mas atualmente cultiva dez hortaliças em uma área de cinco hectares. Sem agrotóxicos, a plantação é adubada com esterco de bovino.

G1 PB

Deixe uma resposta