Cidades

Mercado: acabou a farra dos aluguéis em São José de Piranhas

A farra dos aluguéis acabou. Acostumados a preços inflados nos últimos anos, em São José de Piranhas, os proprietários agora têm dificuldade em encontrar inquilinos, isto está acontecendo depois que centenas de operários, de outros estados,  foram demitidos das obras da transposição do Rio São Francisco. Diante da insistência de seus clientes colocarem no mercado preços muito altos, os donos de imóveis agora repetem o conselho: ou baixa o valor ou o imóvel ou fica vazio. Parece que a teimosia tem sido grande. No mercado imobiliário piranhense está sobrando casas para alugar.

- PUBLICIDADE -

Nos últimos anos ocorreu uma espécie de “febre da transposição”, que veio junto da rápida expansão nacional do setor imobiliário. O crescimento econômico virou bordão para justificar os preços de alugueis de imóveis em forte disparada. No caso das locações, o lucro ficou tão fácil que muitos proprietários tentavam até fechar contratos por períodos mais curtos, de seis meses por exemplo, para conseguirem emplacar mais rapidamente um reajuste e acompanhar as altas.

Uma rápida comparação feita pelo Radar Sertanejo mostrou que São José de Piranhas foi a cidade paraibana com a maior alta acumulada nos aluguéis. Algumas casas tiveram aumento de até 300% além do preço normal de locação. O problema é que alta tem um limite bem objetivo, a renda do inquilino. E parece que essa barreira foi ultrapassada de forma assustadora.

Com o mercado imobiliário em baixa em São José de Piranhas é possível ver com frequencia placas de aluguel em várias casas da cidade. Há bem pouco tempo para se alugar uma casa era preciso o inquilino pedir preferência ao dono, muitas a casa ainda estava no alicerce.

Agora os preços dos alugueis estão baixando de vez,  e, tendem diminuir ainda mais depois que os serviços das obras da Transposição do “Velho Chico” se acabarem.

Por: Alex Gonçalves

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta