Paraíba

Trócolli Parabeniza Diocese de Cajazeiras por seu Centenário

Não poderia deixar de trazer minha afetuosa saudação a toda à comunidade Cajazeirense, que se reunirá neste dia 27 de Junho nessa memorável ocasião, em que, através deste evento solene, celebra-se o centenário da Diocese de Cajazeiras, Matriz de Nossa Senhora da Piedade na pessoa do Bispo Diocesano Dom José González Alonso. Ressaltou o Deputado Trócolli Júnior, ao Parabenizar a Diocese de Cajazeiras que comemora seu Centenário de Fundação com uma celebração solene na Rua Juvêncio Carneiro em Cajazeiras com a presença de mais de 56 paróquias, todos os seus vigários, comunidade em geral e autoridades do estado da Paraíba.

- PUBLICIDADE -

Confesso-lhe minha profunda alegria por esta grande solenidade, o centenário que temos a oportunidade de vivenciarmos juntos. Qual o pastor, ou seja, qual o bispo, que, em momentos como este, não sente vibrar seu coração? Concentra-se aqui e agora simbolicamente cem anos de perseverante e progressiva caminhada de fé de uma parte do seu rebanho. Verdadeira plêiade de fiéis, missionários, sacerdotes, religiosos, religiosas, entre os quais bispos, desfilam à memória, indo e vindo por estas famílias e comunidades Cajazeirense, construindo paz, esperança, desenvolvimento, felicidade, conforto diante das tribulações – pois estas são igualmente inevitáveis na vida de qualquer ser humano. Com a própria Padroeira de Cajazeiras, nossa Mãe e Rainha, e com a voz de milhares de fiéis, sobretudo católicos, hoje, parafraseando o evangelista Lucas, cantamos: “O Senhor fez em nós maravilhas. Santo é seu nome” (Cf Lc 1,46)!

Desses cem anos de história da Diocese de Cajazeiras, dentre tantos fatos que mereceriam destaque, não posso deixar ressaltar a estreita colaboração das autoridades constituídas com a Igreja, com os padres que por aqui passaram e lideranças pastorais. Todos sabemos das inalienáveis  diferenças entre o poder religioso e o poder civil. Por outro lado, são evidentes as intersecções entre os dois serviços, assim dizemos melhor, em relação ao povo. E então, em muitos aspectos, partilha-se a preocupação com as necessidades individuais e comunitárias da nossa gente, principalmente dos concidadãos mais vulneráveis. O amparo a estes qualifica não só um serviço civil, mas também um serviço pastoral, religioso.  Neste sentido, meu profundo desejo como Deputado representante do povo, é de que o relacionamento respeitoso e solidário entre a Diocese, e o Estado  continuem, ou melhor, se estreitem ainda mais a partir do centenário naqueles objetivos que nos são comuns, como a assistência social, o patrimônio artístico-religioso, a segurança, a educação, o bem-estar de todos e todas, enfim.”

Termino, dirigindo-me às ilustres autoridades civis, militares e eclesiásticas presentes a este memorável evento. Renovo meu respeitoso reconhecimento e certifico-lhes da minhas orações para que a luz de Deus os acompanhe. E a toda a amada gente de Cajazeiras, o meu abraço nesta grata ocasião do Centenário da Diocese de Cajazeiras.

Assessoria de Mídias

Deixe uma resposta