Paraíba

Fetag discute sucessão rural e políticas públicas para a juventude do campo de toda a PB

Fetag discute sucessão rural e políticas públicas para a juventude do campo Cerca de 200 jovens trabalhadores rurais de todas as regiões da Paraíba devem participar do evento, que é uma preparação para o 3º Festival Nacional da Juventude Rural, que deverá reunir cerca de 5.000 jovens de todo o País, entre os dias 27 e 30 de abril, em Brasília. Durante o encontro estadual ainda serão escolhidos os representantes paraibanos que irão ao encontro nacional.

- PUBLICIDADE -

Com o objetivo de discutir o tema “Sucessão Rural e Políticas Públicas para a Juventude do Campo”, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) realiza a partir desta quarta-feira (8), o “2º Encontro Estadual da Juventude Rural”. O encontro será aberto às 10h, no auditório da entidade, localizada na Rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe e contará com a presença do secretário de Juventude, Esporte e Lazer do Estado, Tibério Limeira e a secretária de Jovens da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Mazé Morais.

Cerca de 200 jovens trabalhadores rurais de todas as regiões da Paraíba devem participar do evento, que é uma preparação para o 3º Festival Nacional da Juventude Rural, que deverá reunir cerca de 5.000 jovens de todo o País, entre os dias 27 e 30 de abril, em Brasília. Durante o encontro estadual ainda serão escolhidos os representantes paraibanos que irão ao encontro nacional.

O segundo e último dia do evento será dedicado ao lazer, quando os jovens terão a oportunidade de fazer um passeio por diversos pontos turísticos da Capital paraibana.

Carta Proposta e Festival – No dia 18 de março, a Fetag-PB, representada por sua 1ª secretária de Jovens, Iara Enéas, fez, juntamente a representantes das demais Fetags do país e da Contag, a entrega ao Governo Federal, de uma Carta Proposta com um conjunto de reivindicações de políticas públicas para a juventude rural.

A expectativa, segundo Iara, é de as respostas a estas reivindicações sejam apresentadas pela presidenta Dilma Rousseff durante o Festival Nacional.

O Festival é um espaço formativo, propositivo e de valorização da cultura e do esporte, de troca de experiências, de fortalecimento da identidade juvenil e sindical e de integração da juventude rural.

Programação
 
Quarta-feira (8)
7h – Café da Manhã

10h – Abertura Política

10h30 – Palestra: Políticas Públicas para a Juventude Rural

11h30 – Debate

12h –  Almoço

14h – Palestra: Sucessão Rural e Agricultura Familiar

15h – Trabalho em grupos

16h – Lanche

16h15 – Apresentação dos grupos

18h – Seleção dos jovens para o 3º Festival Nacional da Juventude Rural

19h – Jantar

20h – Sorteio da rifa e atividade cultural

Quinta-feira (9)

7h – Café da manhã

8h – Atividade de lazer (passeio)

13h – Almoço