Paraíba

Governo dá início à capacitação sobre o Programa Garantia Safra em Bonito de Santa Fé

GarantiaA Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), começa a promover capacitações a respeito do Garantia Safra a partir da próxima terça-feira (7). Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a ação visa alertar e informar os produtores locais dos procedimentos necessários para ter o Garantia Safra.

- PUBLICIDADE -

A programação começa no Auditório da Secretaria de Ação Social de Bonito de Santa Fé. Na quarta-feira (8), é a vez de Sousa receber a capacitação, na sede do DPIVAS, na BR-230. Na quinta (9), a ação acontece no Centro Municipal de Educação de Pombal, enquanto a da sexta-feira (10) é realizada na Secretaria Municipal de Agricultura de Piancó. Na quarta-feira da outra semana (15), é a vez de Sumé, no auditório do CDSA do campus da UFCG na cidade. Todas as capacitações começam às 9h.

O objetivo é capacitar os secretários municipais de Agricultura e os técnicos vistoriadores designados pelas prefeituras para que esses possam operar o sistema informatizado que fiscaliza e faz a  verificação de plantios e perdas do programa que compreende a Safra 2014/2015.

As capacitações são realizadas duas vezes por ano. Os técnicos vistoriadores capacitados colhem os dados de plantios e perdas e inserem no Sistema de Seguro da Agricultura Familiar/Garantia Safra Verificação de Perdas (SEAF/GSVP).

Segundo a coordenadora estadual do Garantia Safra, Ivanilza Macêdo, as capacitações são importantes porque sempre há mudanças no programa, como também de secretários de Agricultura e técnicos vistoriadores. “Nós percorremos as regiões e todos os 189 municípios aderidos são chamados a participar desse processo que visa agilizar a liberação do pagamento as famílias”, explicou Ivanilza.

Com Secom/PB