Política

Frente Parlamentar da Água faz Audiência Pública em Cajazeiras

depuO deputado Jeová Campos conduziu os trabalhos ouvindo os demais parlamentares, o gerente regional da Cagepa, Cleudismar Alexandre, o diretor técnico da Agência Executiva da Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Porfírio Loureiro, bem como alguns prefeitos. O presidente da Frente Parlamentar da Água destacou que o dia foi produtivo. “A Assembleia Legislativa está com vontade de fazer o seu papel que é cuidar dos problemas e do povo da Paraíba. O momento é bastante crítico aqui na região, vários municípios com colapso pleno de água e outros em processo semelhante e é urgente buscar ações inclusive a curto prazo como carros-pipa e perfuração de poços”, disse.

- PUBLICIDADE -

Jeová Campos parabenizou e agradeceu ao presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, pelo apoio que a Mesa Diretora tem oferecido às atividades da Frente, colocando a logística da Assembleia à disposição, além da presença dos outros sete deputados. Jeová acrescentou que a escassez de água é o principal problema da Paraíba na atualidade. “Sobre a audiência pública quero destacar que a sociedade civil participou, interagiu com o trabalho que a Frente Parlamentar da Água está desenvolvendo. Nós precisamos nos irmanar acima de qualquer partido ou de ideologia para que possamos ver a gravidade da situação”, ressaltou, pedindo a todos para que ajudem as ações da Frente.

O deputado Frei Anastácio parabenizou na audiência pública o Governo do Estado e a presidente Dilma pelas obras hídricas em andamento para dar mais qualidade de vida dos paraibanos.  A prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque, declarou que a luta é de todos e a população da cidade já sente as dificuldades nas torneiras porque o  açude Engenheiro Ávidos está com apenas 9% de sua capacidade de reserva d’água. O deputado cajazeirense, José Aldemir, reconheceu o trabalho da Frente e lembrou que na legislatura passada os deputados também percorreram o estado debatendo e propondo alternativas para a questão de abastecimento d’água. A prefeita de Monte Horebe,  Cláudia Dias, alertou que seu município está numa situação muito delicada, o segundo açude da cidade também está secando e a população pede socorro.

Visita ao Açude Engenheiro Ávidos – Após a audiência pública na Câmara Municipal de Cajazeiras os deputados Jeová Campos, Bosco Carneiro, Zé Paulo, Frei Anastácio, Janduhy Carneiro, Renato Gadelha e o prefeito de Carrapateira, André Pedroza, com alguns vereadores, constataram que o açude Engenheiro Ávidos está seco, com apenas 9% de água acumulada. Tem hoje apenas 23 milhões dos 255 milhões de metros cúbicos d´água. Todos estão apelando para que ocorram chuvas na região.

O deputado João Bosco Carneiro revelou que a Assembleia Legislativa tem a responsabilidade de colaborar com o Poder Executivo e com as instituições em geral. “O importante dessas visitas é conversar com os populares, com prefeitos, vereadores para conhecer melhor a situação. “Nosso dever é esse, participar, e se Deus permitir vamos tornar esses contatos em realizações de obras”.

Para o deputado Renato Gadalha o açude está já no seu volume morto e a captação da água ainda é possível porque a Cagepa instalou sistema de bóias. “Nós temos que rezar para que chova antes, só assim teremos condições de sobreviver até a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco, e o nosso estado será o mais beneficiados porque nós vamos encher o açude Engenheiro Ávidos, São Gonçalo, Boqueirão e Acauã e com o canal intermediário captando água do rio Piranhas para o rio Piancó nós vamos também reforçar o complexo Coremas-Mãe D’Água, então nós vamos ter um progresso enorme”.

O deputado Janduhy  Carneiro disse que visitou o açude Engenheiro Ávidos em 2012 e o manancial tinha bem mais água. Com a estiagem dos últimos anos a situação piorou. “A solução a curto prazo, é perfuração de poços, contratação de carros-pipa. A presidente Dilma, com urgência, tem que encaminhar ao Congresso Nacional a criação de um  fundo permanente para socorrer os estados do Nordeste. Destacou que o governo federal socorreu os estados de São Paulo e Minas Gerais com R$ 800 milhões. Defendeu que as obras da transposição precisam ser concluídas e é preciso união. Essa Frente Parlamentar é suprapartidária, que envolve parlamentares da situação e da oposição e temos que nos dirigir à Brasília, com urgência”, pontuou.

O prefeito de Carrapateira, André Pedroza, disse que de fato a região está comprometida “então o apelo que temos ao Ministério da Integração, à Frente Parlamentar das  Águas é no sentido de agilizar o término das obras da transposição, resolvendo assim o problema hídrico de nossa região”.

Assessoria de Imprensa