Política

Wilson Filho integrará quatro Comissões e levará relatório do TCE para o Congresso

wilson_filho_3.jpg.554x318_q85_cropO deputado federal, Wilson Filho (PTB), levará as questões do aumento dos índices de criminalidade na Paraíba e o diagnóstico produzido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o Ensino Médio, para debater nas comissões de Segurança e Educação, respectivamente, na Câmara Federal. O parlamentar foi escolhido como titular das duas comissões e ainda como membro das comissões Pela Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Agricultura.

- PUBLICIDADE -

Na Comissão de Educação, o deputado irá levar o diagnóstico elaborado pelo TCE e divulgado na última segunda-feira (2), que apontou problemas graves no Ensino Médio da Paraíba. O documento mostrou falhas na infraestrutura das escolas, inclusive apontando ambientes degradados e ausência das normas de acessibilidade; falta de planejamento escolar; professores mal capacitados e grande número de docentes contratados como prestadores de serviço; além de baixa efetividade na aplicação dos recursos destinados à área.

Wilson Filho é o relator do projeto que prevê mudanças no Ensino Médio brasileiro. Ele disse que os dados divulgados pelo Tribunal demonstram a falta de compromisso do Governo do Estado com a Educação. “Quem estuda ou trabalha nas escolas estaduais na Paraíba sabe que esses problemas se arrastam e não foram corrigidos nos quatro anos da gestão do atual governador. Vamos levar esse relatório para a comissão de Educação e discutir, principalmente, quanto à aplicação dos recursos federais para obras e serviços”, afirmou.

Segurança – Para o deputado, a violência já se tornou assunto de primeira hora na Paraíba, Estado que, historicamente, sempre foi conhecido como uma terra tranquila e que acumulava estatísticas abaixo da média regional e nacional. “Mas, hoje a situação é outra. Pesquisas já apontam a nossa Capital, João Pessoa, como a cidade mais violenta do Brasil em termos proporcionais. Precisamos levar essa situação para ser debatida no Congresso e como integrante da Comissão de Segurança, irei levar esses apontamentos”, reforçou.

Outro ponto que o deputado também pretende fomentar na Comissão é a relação do tráfico de drogas com o aumento da violência. Wilson Filho, que é proponente da criação da Frente Parlamentar Mista de Juventude e Combate às Drogas, defendeu que o tema também seja tratado como prioritário dentro da Comissão.

Assessoria de Imprensa