Cidades

Energisa realiza operação contra furto de energia na cidade Sousa

Equipes do Departamento de Medição e Combate a Perdas (DMCP) da Energisa realizarão uma operação de combate a ligações clandestinas ou irregulares de energia na zona urbana da cidade de Sousa, com ênfase nas áreas comerciais e unidades residenciais de alto porte.

- PUBLICIDADE -

A operação terá início às 9h30, desta quarta-feira, 19, e contará com 15 equipes da empresa, além do apoio da polícia civil e IPC, sob o comando do Delegado Sílvio Rabelo.
Segundo dados do Centro de Inteligência de Combate a Perdas (CICOP) da concessionária, considerando os alimentadores L1 e L4 que alimentam a cidade de Sousa (centro), onde será realizada a ação, as perdas chegam a 6.240.11 MWh.

Com o desvio de energia, a empresa deixa de recolher R$ 2.232.836,10 aos cofres públicos, dinheiro este, que poderia ser utilizado em melhorias para a comunidade. Esta quantidade de energia desviada daria para suprir 4o00 residências no período de um ano.

Além dos prejuízos financeiros, o furto de energia representa risco de morte, tanto para os que interferem no sistema elétrico à revelia da distribuidora, quanto para os usuários (consumidores) das unidades nas quais se identifica o furto.  Além da cobrança dos valores desviados, os responsáveis pela irregularidade respondem a processo por crime contra o patrimônio e podem pegar até 8 anos de prisão.

Deixe uma resposta