Política

OPINIÃO: “A política e a politicagem piranhense” por Francisco Inácio Pita

Faltando menos de dois anos para as eleições municipais, as pré-candidaturas já começam a tomar forma em São José de Piranhas. Sem querer menosprezar os demais, até agora apenas a situação que tem a frente o Prefeito Domingos Neto está definida na concorrência para prefeitura piranhense. Trata-se do ex-vereador e empresário Chico Mendes que já se declarou oficialmente e vai concorrer a vaga de prefeito em nossa cidade em Outubro de 2016.

- PUBLICIDADE -

É claro e notório que o prefeito Domingos Neto vai apoiar Chico Mendes, “a preço de hoje”, não se tem nenhuma dúvida. Recentemente Chico Mendes prestou entrevista ao programa Radar 104 da Rádio Jatobá FM e naquele momento vários secretários municipais marcaram presenças, prova inconteste de que o prefeito Domingos Neto, vai mesmo apoiar Chico Mendes.

Com relação a oposição de nossa cidade, ainda não está nada definido ou se tem definição está muito escondida da imprensa piranhense. Não se sabe se o ex-prefeito Zezé Né de Gomes e os vereadores: Milano, Washington, Clóvis e Eugenio Cavalcanti declaradamente oposição ao prefeito, não definiram a pré-candidatura a prefeito de forma oficial. O vereador Ricardo Cavalcanti, ao que parece, não faz parte do Governo Domingos Neto. Os vereadores já disseram, talvez para confundir os eleitores, “qualquer um de nós poderá ser o adversário da situação em outubro de 2016”.

Quem será o concorrente da situação piranhense: Será Vereador Eugenio Cavalcante, o Vereador Clóvis Bandeira, Zezé de Né Gomes, Cleide Penaforte, Dra Selda Heloisa, Andre Lucena, Junior Dutra ou o empresário Chico Firmino? Na forma de brincadeira ou através da emoção do momento, todos esses nomes da oposição já mostraram interesses em participarem e substituir o prefeito Domingos Neto a partir de Janeiro de 2017.

Uma coisa é certa, com tantas pessoas de renome no páreo, se não chegarem a um acordo de um único nome, a oposição em São José de Piranhas vai apresentar mais de um postulante, se isso acontecer, só favorece o empresário Chico Mendes.

Quanto a Junior Brasileiro, advogado militante em São José de Piranhas e filho do Dr. José Lopes Brasileiro que tem quase 40 anos de serviços prestados a nossa cidade e região, é primo do prefeito Domingos Neto que dificilmente deixará de apoiar Chico Mendes e ficará ao seu favor neste momento, por tanto, resta agora para Junior Brasileiro, unir-se ao grupo do prefeito de forma firme e quem sabe até a vaga de vice-prefeito, começando a sua carreira política para futuro, essa é a minha humilde sugestão, mas tenho certeza que seus familiares próximos e alguns eleitores não concordam comigo.

Um fato eu posso afirmar, a oposição piranhense está aparentemente apartada, de um lado Zé de Né Gomes opositor ao governador Ricardo Coutinho, do outro lado líderes políticos como Dr. Edson e Dra Selda e vereadores aliados ao Governo Ricardo Coutinho no comando do poder, atualmente conduzindo os cargos comissionados e de confiança em nossa cidade, até o momento tudo está bem, difícil é prever o que vai acontecer quando Jeová Campos assumir a vaga de Deputado Estadual a partir de Janeiro de 2015. Jeová vai ter interesse nos cargos, até por que vai nomear pessoas de sua inteira confiança e já começa o trabalho de forma firme para empunhar votos para seu primo Chico Mendes na disputa municipal que ocorrerá em Outubro de 2016.

O lado revoltante das coisas, isto é, a chamada politicagem. Vou digitar na integra o que ouvi no início da semana de uma pessoa independente e de poder financeiro elevado de nossa cidade: “São José de Piranhas nunca presenciou uma política tão complicada, poderes se batendo e deixando o povo de lado, várias repartições públicas de todas as esferas estão funcionando mau. Está na hora  dos administradores de forma geral, começarem a ter humildade e lembrar que todo poder é passageiro”. Cabe a você amigo leitor fazer também a sua avaliação. tchauuuuuuuuu

Deixe uma resposta