Paraíba

Aesa inspeciona açude e orienta sobre uso da água

O açude Bartolomeu, localizado na microrregião de Cajazeiras, foi inspecionado nesta quarta-feira (17) pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O reservatório, que comporta mais de 17 milhões de metros cúbicos, está com 27% de sua capacidade e abastece moradores da cidade de Bonito de Santa Fé.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho, além da inspeção, os posseiros da região foram orientados sobre o uso consciente da água. “Apresentamos a atual situação dos reservatórios paraibanos, principalmente aqueles localizados no Alto Sertão, e mostramos a necessidade de combatermos as irrigações nesse momento de escassez hídrica”, observou João Vicente.

As orientações foram repassadas na sede da Associação Comunitária dos Posseiros do Açude Bartolomeu em Bonito de Santa Fé, durante um encontro que também reuniu representantes do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

“A Interpa está legalizando a posse das terras e depois que esse processo for concluído nós vamos fazer a regularização do uso da água do açude através da liberação de outorgas. Vimos alguns projetos de irrigação para agricultura orgânica e criação de área de proteção ambiental para matas ciliares e nossa primeira avaliação foi bastante positiva. O nível de organização da associação está muito acima da média”, concluiu o presidente da Aesa.

Secom

Deixe uma resposta