Municípios

Lombada irregular gera polêmica em Barro depois de acidente que ceifou vida de estudante

A instalação de uma lombada com padrões irregulares na Avenida Januário Feitosa, em Barro-CE, está causando uma onda de reclamações e polêmicas de internautas, que através das redes sociais, demonstram-se completamente insatisfeitos com os critérios e a forma com que este dispositivo de trânsito foi instalado pela Prefeitura Municipal.

- PUBLICIDADE -

A revolta começou depois que o estudante, Nilton César, de 18 anos, morreu na noite da última segunda-feira (1º), após se desequilibrar com a moto que conduzia ao passar pelo redutor de velocidade, recém-instalado pela administração municipal do Barro.

Nesta quarta e quinta-feira várias pessoas da cidade procuraram a redação do portal www.radarsertanejo.com para reclamar da falta de padronização da lombada que foi implantada. Segundo algumas pessoas, o dispositivo estava sem sinalização adequada e fora dos padrões da lei brasileira, podendo provocar desde avarias em veículos até acidentes de trânsito com vítimas.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que disciplina este assunto no CBT (Código Brasileiro de Trânsito, lei federal nº 9.503/97), é quem restringe a colocação de lombadas.

Vale lembrar que no caso específico do Barro ainda não foi implantado o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN). O concurso foi feito e homologado, mas cabe a Prefeitura Municipal fazer a convocação dos aprovados e a implantação do Sistema, para que possa educar a população, cuidar da sinalização no perímetro urbano e regulamentar o trânsito local. A prefeitura ainda não informou à população quando pretende colocar o órgão para atuar.

No geral, as pessoas dizem que a administração municipal não é culpada pela morte do rapaz devido ao acidente. No entanto, a maioria acha que o sinistro poderia ter sido evitado se a lombada estivesse padronizada e sinalizada ou se no local houvesse um quebra-molas.

Deixe uma resposta