Brasil

Deputado quer desviar Zona Franca do Semiárido de CZ

A Câmara dos Deputados escolheu Serra Talhada para sediar o seminário sobre a “Criação da Zona Franca do Semiárido Nordestino”. O evento acontece no plenário da Câmara de Vereadores, neste dia 8 de julho, no período das 9h às 12h. De acordo com o deputado Hugo Motta (PMDB-PB), presidente da Comissão Especial Zona Franca, o objetivo é discutir a PEC 19/2011 que instituiu o benefício.

- PUBLICIDADE -

O deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que é o relator da comissão, também vai estar presente ao evento. A nova zona franca, de acordo como texto, que será semelhante a de Manaus, terá benefícios fiscais pelo prazo de 30 anos. Caberá ao Governo Federal demarcar a extensão da região, com um raio mínimo de 100 quilômetros, a partir de Cajazeiras.

Autor da PEC 19/11, o deputado federal Wilson Filho (PTB/PB) prevê que as cidades de Patos (PB), Serra Talhada (PE), Juazeiro do Norte (CE) e Pau dos Ferros (RN) serão beneficiadas. “São cidades-polo para estes estados, mas todas as cidades que estiverem dentro deste raio serão atingidas.

Mudança – Para o relator da comissão, deputado pernambucano Gonzaga Patriota, o projeto não pode prosperar que a cidade sede seja Cajazeiras (PB), pois para ele Juazeiro do Norte (CE) possui infra-estrutura muito superior ao da cidade paraibana.

– Ora, no projeto cita-se que Cajazeiras possui acesso a aeroporto. Recorde-se que Juazeiro do Norte é possuidor de aeroporto e proporcionalmente de intenso movimento. Defende o deputado.

Ainda segundo ele, a reunião em Juazeiro, pode servir de ponto de partida para algumas modificações, pois não se justifica a melhor decisão por meios meramente políticos (autor do projeto é Deputado pela Paraíba), pois a melhor decisão sempre é a técnica.
 

Deixe uma resposta