Paraíba

Famílias esperam agrovilas há 2 anos no Alto Sertão

Cerca de 230 famílias que foram obrigadas a sair de áreas próximas às obras do Projeto de Integração do São Francisco, nos municípios paraibano de São José de Piranhas e Cajazeiras, ainda esperam por casa em uma das quatro vilas produtivas rurais, que já deveriam ter sido construídas há mais de dois anos.

- PUBLICIDADE -

Os locais onde as agrovilas que ainda nem foram se quer iniciadas são: Quixeramobim, Jurema e Irapuá, em São José de Piranhas, além de Bartolomeu, em Cajazeiras. A maioria dessas pessoas está morando de aluguel, pago pelo Ministério da Integração Nacional, ou em casas de parentes.

De acordo com o projeto, o Programa de Reassentamento das Populações é um dos 38 programas ambientais do Projeto São Francisco, que visa oferecer condições adequadas de moradia e serviços públicos, como escola, posto de saúde e área de lazer, à população afetada pelas obras. Mas enquanto em outras localidades como Maurití (CE), que fica no mesmo eixo, as pessoas já receberam as moradias, no Alto Sertão da Paraíba os moradores ainda não sabem quando vão receber suas casas.

Conforme o Ministério da Integração Nacional, o setor residencial das vilas produtivas rurais é composto por casas de alvenaria de 99 m² de área construída, em um lote de meio hectare, equipadas com rede de água, esgoto e energia elétrica. Além das casas, a agrovila dispõe de posto de saúde, escola, espaço de lazer e locais destinados ao comércio e à construção de templos religiosos.
 

Deixe uma resposta