Brasil

Presidente Dilma deverá visitar termoelétricas na PB

epasa-joão-pessoaAté meados de fevereiro do ano que vem, a presidente Dilma Rousseff (PT), acompanhada da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, deverá fazer uma visita oficial ao estado da Paraíba, mais especificamente à cidade de João Pessoa. Será uma visita às instalações da Termoparaíba e da Termonordeste, localizadas no Distrito Industrial, na saída de João Pessoa para Recife (PE).

- PUBLICIDADE -

As duas termoelétricas pessoenses são exploradas pelas Centrais Elétricas da Paraíba S.A. (Epasa), vencedoras do leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ocorrido em julho de 2007. As obras das duas termoelétricas foram iniciadas em outubro de 2009 e concluídas em dezembro de 2010. Em operação há quase três anos, a Epasa (que controla as duas unidades termoelétricas de João Pessoa) é considerada a maior termoelétrica por motores a óleo combustível do mundo.

Tanto a agenda oficial do Palácio do Planalto quanto o Ministério do Meio Ambiente (MMA) ainda não registram a programação da viagem da presidente e da ministra para as terras paraibanas, mas o Blog do Gordinho, em primeira-mão, dá a informação que já circula pelos corredores da Epasa. Se nenhum imprevisto ocorrer até lá, Dilma e Izabella deverão mesmo desembarcar na capital paraibana.

A Epasa está localizada em um terreno com mais de 790 mil metros quadrados, no município de João Pessoa, no Distrito Industrial (Rua Projetada, s/n, Engenho Triunfo, Estrada do Aterro Sanitário, km 1), cercado pelos Bairros Jardim Veneza, Ernani Sátiro, Costa e Silva e das Indústrias. A empresa tem uma potência instalada de 341,6 MW e a capacidade assegurada é de 246 MW, e ainda possui uma subestação com conexão construída de BAY na SE Mussuré II da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e uma linha de transmissão de cinco quilômetros, com conexão em 230 KV.

Os atuais acionistas da Epasa são a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) – com 51% das ações; a Ebrasil S.A. (40,04%); a Aruanã S.A. (6,5%); e a OZ&M Ltda. (2,45%).

A usina termoelétrica Termonordeste entrou em operação comercial no dia 24 de dezembro de 2010. Com investimento de R$ 608 milhões, o projeto da Epasa inclui a Termoparaíba, que entrou em operação comercial em janeiro de 2011. A obra para a construção das duas usinas, que contam com 40 unidades motogeradoras, teve início em outubro de 2009.

Funcionarão a óleo combustível, elas são operadas como reserva de energia, ou seja, conforme necessidade do Sistema Elétrico Nacional, em decorrência da falta de água nos reservatórios das hidrelétricas ou por motivos sistêmicos, como perda de linhas de transmissão ou de geradores.

Blog do Gordinho

Deixe uma resposta