Brasil

Horário brasileiro de verão começa dia 20 de outubro

Estados e Municípios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar os relógios em uma hora, a partir da 0 hora do dia 20 de outubro. O período chamado horário de verão foi confirmado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e vai até dia 16 de fevereiro de 2014. Nesse dia, os relógios votam a ser atrasados em uma hora.

- PUBLICIDADE -

Anualmente, desde 1985, a mudança no horário é adotada como medida para economizar energia. Foi instituído pelo Decreto do Executivo 20.466/1931 que estabeleceu a hora de economia de luz no verão em todo o território brasileiro. E nesse ano, a mudança se estendeu por cinco meses.

Em 2008, o decreto 6.558, definiu as datas para a mudança de horário e fixou a duração da medida em quatro meses. O texto estabeleceu que o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Com exceção para o ano em que o terceiro domingo de fevereiro coincidir com o domingo de carnaval. Nesse caso, o horário de verão termina no quarto domingo de fevereiro.
 

Deixe uma resposta