Política

PB: Casa Civil apura gastos excessivos com carne

Governo da Paraíba: Casa Civil apura gastos excessivos com carne em 2012O secretário executivo da Casa Civil do estado, Lúcio Flávio Vasconcelos, abriu uma sindicância administrativa disciplinar para apurar um aumento expressivo na compra de carnes pela pasta em 2012. A portaria determinando a investigação interna foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (8). Supostos excessos cometidos pela secretaria na compra de produtos para a Granja Santana, no ano de 2011, já estão sendo apurados pelo Tribunal de Contas do Estado e pelo Ministério Público da Paraíba.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o documento, a possível irregularidade na compra de carnes em 2012 foi verificada quando estava sendo elaborado o relatório da prestação de contas para o Tribunal de Contas do Estado. Lúcio Flávio destaca no texto que após a análise dos dados extraídos de notas fiscais emitidas por um fornecedor foram constatados indícios que “deixam margem para uma investigação administrativa”.

A sindicância vai apurar procedimentos de pedidos de compras, recebimentos de mercadorias, empenhos, liquidação e pagamentos realizados em favor da empresa fornecedora. A investigação deve ser concluída no prazo de 30 dias e será coordenada por três servidores. “Para bem cumprir as suas atribuições, a Comissão terá acesso a toda documentação necessária à elucidação dos fatos, bem como deverá colher depoimentos e demais provas que entender pertinentes”, diz o secretário na portaria.

As despesas da Granja Santana, autorizadas pela Casa Civil, estão sendo apuradas por meio de uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado, que integra o julgamento das contas da pasta referente ao ano de 2011. O documento cita, dentre outros gastos, R$ 326,2 mil com alimentos e R$ 481,2 mil com fornecimento de refeições, que teriam sido feito sem licitação.(Jhonathan Oliveira/Jornal da Paraíba)

Deixe uma resposta