Brasil

Cresce número de gente que usa internet na cozinha

As incursões gastronômicas têm agora novas fontes de inspiração. Clássicos da culinária que acompanharam gerações como Dona Benta – Comer Bem estão sendo substituídos pela internet na hora de buscar inspiração para a cozinha. É o que mostra a pesquisa Xícara Medidora – Tendências para 2013: O que as famílias ao redor do mundo estão comendo, que acaba de ser divulgada.

- PUBLICIDADE -

Realizado pelo site multinacional Allrecipes, o estudo investiga o uso das tecnologias digitais na elaboração de pratos e consulta a receitas em 13 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, México, Polônia, Rússia e Quebec (que mesmo sendo uma província do Canadá, e não um país, foi considerado como tal para fins da pesquisa).

O levantamento mostra, por exemplo, que é cada vez mais popular o uso de smartphones durante as compras no supermercado para a busca de ingredientes a serem usados em determinadas receitas. Dos consumidores ouvidos na pesquisa, 48% afirmaram recorrer a “celulares inteligentes” para se conectar enquanto escolhem estes itens.

Os britânicos são os campeões em usar smartphones como suporte auxiliar durante as compras: 27% deles admitiram a prática, enquanto 25% dos argentinos disseram fazer o mesmo. Jà no Canadá, 23% levam seus tablets aos supermercados.

Mas não é só para acompanhar nas compras que os dispositivos móveis estão sendo convidados, digamos assim. Eles também já têm lugar cativo na cozinha.

Dezenove por centos dos norte-americanos, 16% dos alemães e 12% dos canadenses valem-se destes aparelhos à “beira do fogão”, enquanto cozinham, para tirar dúvidas sobre o preparo e verificar se estão fazendo tudo certo.

Brasil online

O Brasil lidera mundialmente quando o assunto em questão é usar computadores convencionais (aqueles de mesa) para ver uma receita enquanto prepara-se uma refeição na cozinha. Trinta e cinco por cento dos brasileiros se declararam adeptos da prática, no segundo lugar do ranking estão os argentinos, com 21%.

Outra categoria que o Brasil aparece em destaque na pesquisa é procurar vídeos de receita na web antes de preparar uma refeição. O País está entre os três maiores consumidores globais deste conteúdo online.

Vinte e nove por cento dos brasileiros entrevistados revelaram recorrer a estes vídeos. Uma marca só inferior a dos poloneses (30%) e à frente dos argentinos (28%).

De uma maneira geral, o consumo deste tipo de informação no mundo dobrou no período de um ano. Em 2011, esse número correspondia a 9% dos entrevistados; no ano passado chegou a 18%.

Outro aumento

O crescimento da busca de receitas online aponta para o aumento de um outro hábito: o de cozinhar em casa. De acordo com a pesquisa, as pessoas em todos os países estudados estão cozinhando mais em casa que um ano atrás.

No Brasil, 81% dos pesquisados declararam ter este costume e 40% disseram estar motivados a continuar fazendo ou a começar a preparar mais comida em casa ao londo deste ano.

A principal razão alegada pelos brasileiros para esta ida à cozinha é a vontade de “aprender mais e cozinhar melhor” (67%). Na média global dos países pesquisados, o primeiro lugar fica com “Para comer comida mais saudável” (veja gráficos nesta página e na página ao lado).

Curiosamente, apenas 31% dos entrevistados no Brasil responderam que cozinhavam em casa para economizar.

ENTENDA A NOTÍCIA

A pesquisa foi realizada pelo site Allrecipes.com, em setembro de 2012, e ouviu 7.463 pessoas em 13 mercados (12 deles países). Nenhum tipo de incentivo ou recompensa foram oferecidos aos participantes.

 

O Povo Online

Deixe uma resposta