Política

TSE entra em recesso sem julgar ação de Domingos

Fachada do edifício sede do TSEO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou o ano judiciário de 2012 com sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (19) sem a Corte julgar o registro de candidatura do prefeito eleito no município de São José de Piranhas, Domingos Neto (PMDB).

- PUBLICIDADE -

Ele teve sua candidatura indeferida em decisão monocrática que partiu da ministra Luciana Christina Guimarães Lóssio, que substituiu o ministro Arnaldo Versiani.  Na decisão da ministra, esse seria um terceiro mandato, caracterizando assim, perpetuação no poder, do mesmo núcleo familiar.

Domingos teve sua candidatura deferida em 1ª instância e no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. O caso foi para o TSE e, depois de passar ainda pelo pleno do tribunal poderá chegar ao STF (Supremo Tribunal Federal). O pedido de impugnação foi feito pela coligação “Maior é a vontade do povo”.

Na terça-feira (18), advogados de defesa de Domingos entraram com dois recursos no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) para derrubar um mandado de segurança que suspendeu a diplomação do prefeito eleito. Na ocasião, a Corte desproveu o agravo regimental, mantendo a liminar assinada pelo membro do TRE, juiz Silvio Porto Filho, que suspendeu a diplomação de Domingos.

Agora a coligação “A Vontade do Povo” busca uma liminar para determinar a diplomação imediata e posse de Domingos até a decisão final. Caso contrário, o novo presidente da câmara deverá assumir até que seja realizada nova eleição de prefeito no município.
 

Deixe uma resposta