Política

Cícero e Maranhão lideram pesquisa João Pessoa

Em qualquer dos cenários o ex-governador José Maranhão venceria o segundo turno das eleições em João Pessoa. No confronto com Cícero Lucena, a diferença seria de apenas dois pontos percentuais. Ele teria 32% contra 30% do tucano. Quando é contra Luciano Cartaxo a diferença vai para 20, ou seja, ele obtém 40% contra 20% do adversário. Maranhão amplia a vantagem no confronto com Estelizabel Bezerra. Segundo o Ipespe, ele tem 43% contra 14% da socialista, uma diferença de 29 pontos.

- PUBLICIDADE -

Cícero Lucena venceria o segundo turno no confronto com Luciano Cartaxo e Estelizabel Bezerra. Sendo a disputa contra o petista, o placar seria de 40% a 19%, uma diferença de 21 pontos. Já com a socialista, Cícero venceria a eleição com 44% contra 12%, uma diferença de 32%. No cenário em que aparece Luciano Cartaxo e Estelizabel, o petista ganharia por 34% a 12%, uma diferença de 22 pontos.

Na pesquisa anterior, realizada no final de maio, Maranhão também liderou todos os cenários no segundo turno. Com Cícero, o placar foi 33% a 28%; com Luciano Cartaxo, ele obteve 39% a 18% e com Estelizabel foi de 42% a 15%. Até com Luciano Agra, que constava na consulta passada, Maranhão venceria por 36% a 24%.

Na nova pesquisa, no cenário Maranhão x Cícero a quantidade de votos brancos e nulos seria de 21%. Já com Luciano Cartaxo, 23%. E no embate com Estelizabel, 25%. Os indecisos são 17% na disputa Maranhão e Cícero; 17% com Luciano Cartaxo e 18% com Estelizabel Bezerra.

Ex-governador se mantém favorito

Na opinião de 27% dos entrevistados pelos pesquisadores do instituto Ipespe, o ex-governador José Maranhão é o favorito para vencer as eleições em João Pessoa. A opinião do eleitor independe do voto que ele dará no pleito de outubro. Também na pesquisa realizada em maio, o peemedebista era considerado favorito por 27% dos eleitores ouvidos pelo Ipespe, mantendo, portanto, o mesmo patamar na preferência do eleitorado.

O senador Cícero Lucena, que já governou o município de João Pessoa por dois mandatos, tem 24% da opinião dos eleitores para vencer o pleito. O favoritismo dele cresceu 3% em relação à última pesquisa, que era de 21%.

A prefeitável do PSB, Estelizabel Bezerra, empatou com Luciano Cartaxo na pesquisa sobre os favoritos. Os dois estão com 6%. Na consulta anterior, Cartaxo tinha 3% contra 2% de Estelizabel.

Depois deles vem o deputado Toinho do Sopão, do PTN, que obteve 3% contra apenas 1% da pesquisa anterior. Os demais nomes não pontuaram.

De acordo com a pesquisa Ipespe, 34% dos entrevistados não sabem ou não responderam, dos quais 30% são do sexo masculino e 38% do sexo feminino.

Dentre os que apontam José Maranhão como favorito, 30% são homens e 24% mulheres; 29% têm entre 16 e 24 anos, 27% entre 25 e 44 anos e 24% acima de 45. Por grau de instrução, são 26% até a quarta série, 30% da 5ª à 8ª série, 26% do ensino médio e 24% do ensino superior. Eles representam ainda 24% com até dois salários mínimos, 30% de dois a cinco salários e 27% superior a cinco salários mínimos.

De acordo com as respostas dos entrevistados, Cícero Lucena é favorito a vencer as eleições praticamente no mesmo nível para homens (24%) e mulheres (25%).

A pesquisa mostra, ainda, que os nomes de Antônio Radical (PSTU), Renan Palmeira (PSOL) e Nonato Bandeira (PPS), que constavam no disco apresentado aos entrevistados, não foram citados por nenhum deles.

Jornal da Paraíba

Deixe uma resposta