Paraíba

Deputado cobra celeridade nas obras do São Francisco

O líder do Partido Progressista (PP), Aguinaldo Ribeiro (PB), pediu ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, para acelerar as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

- PUBLICIDADE -

O ministro disse que seis mil homens foram escalados para construir os dois canais que levarão água do rio para as áreas mais carentes do agreste e dos sertões do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Os eixos das obras de integração da bacia são: o Eixo Leste, que integrará o lago da Barragem de Itaparica, no rio São Francisco, com os rios Paraíba (PB) e Ipojuca (PE), beneficiando regiões populosas e com baixa disponibilidade hídrica; e o Eixo Norte, que sairá do rio São Francisco, próximo à cidade de Cabrobó (PE), e levará água até as bacias dos rios Jaguaribe (CE), Piranhas-Açu (PB/RN) e Apodi (RN).

A população residente na área beneficiada pelos dois eixos da transposição é de 12 milhões de habitantes, sendo cerca de 5,5 milhões no Eixo Norte e 3,5 milhões no Eixo Leste. O total representa 30% da população do Polígono das Secas, sendo 50% maior que a população residente na bacia do São Francisco dentro do Polígono.
 

Deixe uma resposta