Paraíba

Trechos de obras da transposição estão paralisados

As obras da transposição das águas do Rio São Francisco na Paraíba, que estão paralisadas desde o fim do mês de março deste ano, deverão ser reiniciadas até o fim do mês de agosto. A previsão é do Ministério da Integração Nacional, que também anunciou ontem uma nova estimativa para o término dos serviços: dezembro de 2015. De acordo com o ministério, a interrupção aconteceu pela falta de termos aditivos que estão sendo firmados junto às construtoras responsáveis pela obra.

- PUBLICIDADE -

O Projeto de Integração do Rio São Francisco possui três lotes de obras no Estado. O lote 7, localizado no município de São José de Piranhas; o lote 14, situado entre Mauriti (CE) e São José de Piranhas (PB); e o lote 12, entre as cidades de Sertânia (PE) e Monteiro (PB). Atualmente, apenas o lote 14 está em atividade. Por conta da paralisação, cerca de 150 operários foram afastados dos serviços.

Segundo a assessoria do Ministério da Integração, as equipes estão fazendo o levantamento de serviços e da estrutura dos trechos que não contemplam o valor do contrato aditivado, o chamado saldo remanescente, para que seja realizada uma nova licitação. Até setembro deste ano está prevista a publicação do edital de licitação dos serviços remanescentes dos lotes.
Entre os trechos paralisados está a construção do maior túnel para transporte de água da América Latina, o Cuncas 1. Dos 15 quilômetros de extensão, até agora foram escavados mais de 900 metros.

Já no segundo túnel, o Cuncas 2, que também vai passar pela Paraíba, serão quatro quilômetros de percurso. O novo prazo de conclusão, até 2015, foi anunciado durante o Primeiro Balanço Semestral do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), realizado no Palácio do Itamaraty.

A conclusão do reservatório Caiçaras, em São José de Piranhas, é a última etapa do projeto. Segundo o balanço do Governo Federal, o Eixo Norte, que compreende as obras na Paraíba tem apenas 44% das obras concluídas.

“Na Paraíba, o Eixo Leste do Projeto São Francisco permitirá o aumento da garantia da oferta de água para os vários municípios da bacia do Paraíba, atendidos pelas adutoras do Congo, do Cariri, Boqueirão e Acauã. O Eixo Norte possibilitará o abastecimento seguro de diversos municípios da bacia do Piranhas, atendidos por vários sistemas adutores”, observou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, o projeto já empenhou R$ 3,5 bilhões e até o mês de junho de 2011 foram pagos R$ 2,4 bilhões. O projeto deverá garantir o abastecimento de pelo menos 127 municípios paraibanos (2,5 milhões de pessoas em 2025).

Do blog Polêmica Paraíba

Deixe uma resposta