Paraíba

Estado investe para receber águas do Rio São Francisco

O Governo do Estado vai investir na execução de projetos para dotar os 51 municípios contemplados pelo projeto de transposição de águas do Rio São Francisco de toda a infraestrutura básica necessária e condicionante para a recepção dos canais de abastecimento. Além disso, também serão definidas ações específicas para garantir a melhor utilização possível da água, segundo informa o secretário executivo dos Recursos Hídricos, Fábio Agra de Medeiros.

- PUBLICIDADE -

O primeiro passo nesse sentido será a realização, em conjunto com a Assembleia Legislativa, do seminário “Águas do Rio São Francisco na Paraíba: Sustentabilidade Sócio-Econômica-Ambiental”. O evento será realizado nesta terça-feira (22) no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, das 8h às 20h.

O objetivo central do evento, que conta com a coordenação do deputado estadual Assis Quintans, de acordo com Fábio Agra, é planejar as ações da pós-chegada da água transposta do Rio São Francisco. “Nós precisamos planejar as adutoras, os canais de irrigação, as áreas que serão irrigadas, as desapropriações. E o secretário João Azevedo (Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia) está com um cuidado especial em relação a isso porque as 51 cidades que serão beneficiadas pelo projeto devem também ser contempladas com sistemas de tratamento de esgoto e de lixo para não poluírem as águas”, observa.

Cidades beneficiadas – Conforme lista disponibilizada pela Secretaria de Recursos Hídricos, na Paraíba serão contemplados com águas do Rio São Francisco os municípios de Aguiar, Aparecida, Barra de São Miguel, Belém do Brejo do Cruz, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Boqueirão, Brejo do Cruz, Cabaceiras, Cachoeira dos Índios, Camalaú, Caraúbas, Carrapateira, Congo, Coremas, Coxixola, Gurjão, Livramento, Marizópolis, Monte Orebe, Monteiro e Nazarezinho.

A lista incluiu ainda as cidades de Parari, Paulista, Piancó, Poço de José de Moura, Pombal, Riacho dos Cavalos, Santa Helena, Santa Luzia, Santo André, São Bentinho, São Bento, São Domingos de Pombal, São Domingos do Cariri, São Francisco, São João do Cariri, São João do Rio do Peixe, São José da Lagoa Tapada, São José de Espinharas, São José de Piranhas, São José do Brejo da Cruz, São José do Sabugí, São José dos Cordeiros, Serra Branca, Sumé, Taperoá, Triunfo, Uiraúna, Várzea e Vista Serrana.
 

Radar  com Secom-PB

Deixe uma resposta