Paraíba

Transposiçao do Velho Chico é tema de seminário na AL

A Paraíba, por iniciativa da Assembleia Legislativa, vai promover a maior mobilização já vista na região no Estado para receber as Águas do Rio São Francisco. Trata-se do Seminário “Águas do Rio São Francisco na Paraíba: sustentabilidade sócio-econômica-ambiental”, que será realizado nesta terça-feira (22) – Dia Mundial da Água.

- PUBLICIDADE -

O Seminário tem o objetivo de movimentar os vários segmentos da Sociedade Civil e dos Governos Federal, Estadual e Municipal, sobre a importância do projeto de Transposição de Águas do São Francisco, bem como a necessidade da Paraíba agilizar as obras de responsabilidade do Estado para poder receber o recurso hídrico que será ofertado pela transposição, segundo informou o deputado Francisco Quintans (DEM), coordenador do evento.

O projeto de transposição “é a redenção” da região Nordeste, segundo ressaltou o deputado Francisco Quintans. “A transposição tem que garantir a a sustentabilidade sócio-econômica-ambiental, realidade que vai permitir o cumprimento da meta sete do milênio, sendo o marco regulatório da arrancada para o desenvolvimento sustentado, o que deverá garantir a geração de emprego e renda”, argumentou.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no portal do Poder Legislativo da Paraíba (www.al.pb.gov.br). O seminário, que será aberto no auditório da reitoria da Universidade Federal da Paraíba, contará com sete painéis, nos quais serão debatidos os seguintes temas:

• Painel 1: Proposta de distribuição da água da transposição na Paraíba;
• Painel 2: Viabilidade Sócio-econômica da implantação de Vilas Produtivas Rurais (VPR’s);
• Painel 3: Implantação do canal da integração com vistas à expansão do agronegócio, do uso industrial da água e implantação de VPR’s;
• Painel 4: Discussão da acessibilidade e perenização de estradas vicinais;
• Painel 5: Plano de acessibilidade de estradas vicinais na área de influencia do PISF;
• Painel 6: Aproveitamento dos efluentes tratados das ETE’s e das águas dos açudes liberados do abastecimento das cidades pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF);
• Painel 7: Condicionantes da Licença de Instalação nº 432/2007 do IBAMA para atendimento ao PISF.

Cada painel contará com um presidente, um expositor e dois debatedores, a exemplo do painel 1 que terá como presidente o Arcebispo Dom Aldo Pagotto, como expositor, um representante da AESA e como debatedor o Presidente da FAMUP, Prefeito Buba Germano.
 
AL

Deixe uma resposta