Paraíba

Chuva anima agricultores do Alto Sertão da Paraíba

As chuvas das últimas semanas animaram agricultores do Sertão da Paraíba, apesar do período chuvoso ainda não ter se firmado, alguns produtores rurais já começaram a preparar a terra para o plantio de arroz, milho e feijão.

- PUBLICIDADE -

Nuvens carregadas e terra molhada. A chuva aos poucos começa a mudar a paisagen do Sertão da Paraíba. Em alguns municípios o volume de chuva já passa dos 100 mm em dezembro, mais do que o esperado para todo o mês. Até agora a chuva foi o suficiente para abastecer reservatórios que estavam em situação crítica e para manter a pastagem para o gado.

Segundo os meteorologistas, as chuvas que estão caindo agora no sertão paraibano são causadas por uma circulação de ventos em grande altitude, o que não quer dizer que não estamos numa estação chuvosa.

Previsão da AESA-PB
Os dados para a previsão climática para o primeiro trimestre do ano de 2011 foram divulgados, na manhã desta sexta-feira (17), durante a I Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte do Nordeste para o ano de 2011.

Segundo a meteorologista da Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (AESA), Marle Bandeira, a probabilidade de chuvas dentro da normalidade para a região do Sertão da Paraíba chegue a 80%, podendo ficar acima da média histórica. Dado que anima agricultores e pecuaristas. Já para a região do litoral a previsão é que as chuvas fiquem dentro da normalidade, embora esse trimestre não seja um período chuvoso na região que tem início a partir do mês de abril.

Redação do Radar Sertanejo
Com informações da AESA-PB e Globo Rural

 

Deixe uma resposta