Chuva anima agricultores do Alto Sertão da Paraíba

Por:

As chuvas das últimas semanas animaram agricultores do Sertão da Paraíba, apesar do período chuvoso ainda não ter se firmado, alguns produtores rurais já começaram a preparar a terra para o plantio de arroz, milho e feijão.

Nuvens carregadas e terra molhada. A chuva aos poucos começa a mudar a paisagen do Sertão da Paraíba. Em alguns municípios o volume de chuva já passa dos 100 mm em dezembro, mais do que o esperado para todo o mês. Até agora a chuva foi o suficiente para abastecer reservatórios que estavam em situação crítica e para manter a pastagem para o gado.

Segundo os meteorologistas, as chuvas que estão caindo agora no sertão paraibano são causadas por uma circulação de ventos em grande altitude, o que não quer dizer que não estamos numa estação chuvosa.

Previsão da AESA-PB
Os dados para a previsão climática para o primeiro trimestre do ano de 2011 foram divulgados, na manhã desta sexta-feira (17), durante a I Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte do Nordeste para o ano de 2011.

Segundo a meteorologista da Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (AESA), Marle Bandeira, a probabilidade de chuvas dentro da normalidade para a região do Sertão da Paraíba chegue a 80%, podendo ficar acima da média histórica. Dado que anima agricultores e pecuaristas. Já para a região do litoral a previsão é que as chuvas fiquem dentro da normalidade, embora esse trimestre não seja um período chuvoso na região que tem início a partir do mês de abril.

Redação do Radar Sertanejo
Com informações da AESA-PB e Globo Rural

 

Notícias relacionadas:

Política
Policial
Cidades