Paraíba

Sousa: evento é inserido no rol turístico da Paraíba

O governador José Maranhão (PMDB) sancionou esta semana a lei 9.255, de autoria do deputado estadual Lindolfo Pires (DEM), que inclui no calendário de eventos turísticos do estado da Paraíba o ‘Festival Sousa MotoFest’, evento realizado anualmente e que atrai milhares de turistas à região polarizada pelo município de Sousa. A nova lei foi publicada no Diário Oficial da quarta-feira (17).

- PUBLICIDADE -

O Festival de Sousa (cidade do Alto Sertão paraibano, localizada a 400 quilômetros da Capital, João Pessoa), tem gerado renda e incrementado o comércio da região. Há uma estimativa de 30 mil pessoas que participam do evento a cada ano.

O deputado Lindolfo lembra que o turismo vem exercendo um papel decisivo, notadamente nas regiões mais carentes e distantes dos grandes centros urbanos, no tocante ao desenvolvimento sócio-econômico e cultural.

O parlamentar também ressalta que o muncípio de Sousa encontra-se localizado na mesoregião do Sertão paraibano e na micro região da depressão do Alto Piranhas, sendo o quinto maior em território, com uma população de mais de 64 mil habitantes.

“O município possui um verdadeiro oásis, que é o perímetro irrigado de São Gonçalo, com uma área agrícola que possui a água de coco mais gostosa do Brasil, onde o sol brilha com intensidade, proporcionando um belo espetáculo da natureza ao misturar o pôr-do-sol com as belas águas do Açude de São Gonçalo”, destaca Lindolfo.

E continua o deputado: “Nesse sentido, de enaltecer cada vez mais a cidade de Sousa e a região do Alto Sertão, o Moto Clube Pegadas no Asfalto tem promovido anualmente um ‘Encontro de Motoqueiros’, que, a cada evento, atrai mais turistas para aquela cidade, gerando renda e incrementando o comércio da região. Esse evento atrai pessoas de vários estados, com um público estimado de mais de 30 mil pessoas”.

São esses dados que, segundo Lindolfo, justificaram a sanção da nova lei. “Estamos buscando fazer de Sousa um exemplo para as demais regiões do nosso estado, ao tratar a questão turística com profissionalismo e sabedoria, pois temos consciência de que essa atividade reverterá ao município e região inúmeros postos de trabalho, indispensáveis ao momento atual de desenvolvimento do nosso país”.

Para ele, ao propor a inclusão do ‘Festival Sousa MotoFest’ no calendário turístico do estado, houve o desejo de que também o governo estadual colaborasse e se envolvesse como parceiro e gestor do desenvolvimento do turismo da cidade, gerando melhores condições de vida para a sua população, que enxerga no turismo uma das fontes de seu desenvolvimento.

Deixe uma resposta