Paraíba

Uiraúna: Audiência discute empréstimos consignados

A acessibilidade de pessoas com deficiência aos prédios públicos e de uso público e o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas foram discutidos em audiência pública na Comarca de Uiraúna (compreendendo também os municípios de Santarém e Poço Dantas). O evento é promovido pela Equipe Especializada em Cidadania e Direitos Humanos.

- PUBLICIDADE -

A audiência contou com a participação dos promotores de Justiça Carmem Eleanora da Silva, substituta da Comarca de Uiraúna, e Noel Crisóstomo de Oliveira, da Comarca de Pocinhos, de prefeitos, secretários municipais, vereadores, juízes e representantes da sociedade civil. Durante a reunião, o Crea-PB expôs fotografias de barreiras arquitetônicas encontradas nos municípios que dificultam a acessibilidade.

Os coordenadores da equipe especializada, promotores Herbert Vitório Carvalho e Valberto Lira, esclareceram que deve ser executada política público no sentido de conscientizar os idosos do empréstimo consignado, bem como a forma de fiscalizar as irregularidades. Também enfatizaram o papel da pessoa com deficiência e do idoso para a sociedade, bem como a responsabilidade do poder público e da sociedade na defesa de seus direitos.

Ao fina, foi conclamado o poder público para a instauração da comissão para analisar as possíveis modificações arquitetônicas quanto à acessibilidade. A prefeita de Uiraúna afirmou que já criou uma comissão para negociar com os empresários uma parceria para a desocupação indevida de calçadas e praças.

Deixe uma resposta