Paraíba

BNB firma convênio com a Embrapa Algodão e parceiros

 

- PUBLICIDADE -

A Embrapa Algodão, em parceria com a Associação Técnico Científica de Campina Grande (Atecel), a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e o Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA), firmaram convênios na manhã desta quinta-feira (7) com o Banco do Nordeste para financiamento de dois novos projetos de transferência de tecnologia desenvolvidos pela Unidade.

Um dos projetos que serão financiados é o “UTDs/Escola de Campo, estratégias para a organização das cadeias produtivas do algodão, mamona, amendoim e gergelim”, que tem como principal objetivo capacitar técnicos, estudantes de escolas agrícolas, mobilizadores e agricultores familiares dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte no cultivo de algodão, mamona, gergelim, amendoim e sisal de acordo com as aptidões de cada região, em consórcios com as principais culturas alimentares, como milho e feijão, através da implantação de Unidades de Teste e Demonstração (UTDs). O projeto contará com um investimento de R$ 78 mil, terá duração de um ano e será executado pela equipe da Área de Comunicação e Negócios.

O segundo projeto tem como tema “Desenvolvimento de um Produto Comercial (Hidrogel) para Conservação de Água no Solo nas Condições do Semiárido Brasileiro” e visa ao desenvolvimento de um hidrogel superabsorvente, que promova a conservação de água no solo com vistas ao aproveitamento agrícola, nas condições do Semiárido brasileiro, de modo a proporcionar benefícios econômicos e a sustentabilidade ambiental da atividade. O investimento no projeto será de R$ 47 mil, terá duração de um ano e será executado pela equipe de Nanotecnologia da Unidade.

Na ocasião, o superintendente regional do BNB na Paraíba, Francisco Carlos Cavalcante, declarou que “é com muita satisfação que o Banco do Nordeste destina parte da reserva de recursos para difusão de tecnologia”.

O chefe geral da Embrapa Algodão, Napoleão Beltrão, destacou a importância das UTDs para melhorar as condições de vida dos produtores da região e do hidrogel para a otimização do uso da água em tempos de aquecimento global.

Também participaram da assinatura dos convênios, a diretora geral da Fundação PaqTcPB, Francilene Procópio Garcia; o representante da Atecel, Edson da Costa Pereira; e o representante do INSA, Pedro Dantas Fernandes.
 
Redação com Assessoria

Deixe uma resposta