Policial

Quadrilha presa é suspeita na morte de prefeito

Pelo menos dois, dos sete bandidos presos esta semana, podem ter participado da morte do ex-prefeito Antônio Francisco Veras

- PUBLICIDADE -

Dois dos sete assaltantes que foram presos quarta-feira em uma ação das polícias Federal, Civil e Militar do Rio Grande do Norte sob suspeita de terem aterrorizado moradores de São João do Sabugi são apontados como participantes da chacina que vitimou o ex-prefeito de Campo Grande e mais dois policiais militares, em março desse ano. Além deles, outras 13 pessoas estão sendo investigadas, entre pistoleiros, mandantes e outros. A previsão é que o caso seja concluído até o fim desse ano.

A confirmação foi feita ontem ao DE FATO pelo delegado Márcio Delegado, da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR). A unidade especial assumiu as investigações devido a grande complexidade do crime, que teve enorme repercussão no Nordeste devido a violência dos executores. O ex-prefeito de Campo Grande, Antônio Francisco Nóbrega Martins Veras, e seus seguranças (ele era protegido pelo Estado), os soldados da Polícia Militar Jackson Cristino Dantas e Solano Costa de Medeiros foram mortos com centenas de tiros.

Márcio explica que já conseguiu levantar o nome de pelo menos 15 pessoas que estariam envolvidas na chacina, seja diretamente ou indiretamente. Ele conta que a partir da identificação dessas pessoas, juntou-se à Polícia Federal, que vinha investigando grupos suspeitos de pratica assaltos à bancos no Rio Grande do Norte e vários outros Estados da região Nordeste. Por se tratar de bandidos em comum, as investigações da PF e do Deicor foram unificadas. Segundo Márcio Delegado, o grupo atua em diversos ramos, desde pistolagens, caso do ex-prefeito, assaltos, tráfico, etc..

Por enquanto, o delegado confirmou o nome de apenas um dos investigados, Francisco Evaldo Gomes da Silva, o “Niniu”, que é um velho conhecido das autoridades na região Oeste do RN, envolvido com diversos tipos de crime. Ele é acusado inclusive de ter assassinado o agricultor Francisco de Lima, “Neném de Otacílio”, em Caraúbas. Segundo Delgado, esse assassinato têm grande semelhança com a violência sofrida pelo ex-prefeito e seus seguranças. “Nos dois crimes, foram vários tiros de calibres diferentes e as vítimas tinham tiros à queima-roupa no rosto”, fala.

Quanto ao nome do outro bandido que foi preso como suspeito de assaltar e aterrorizar São João do Sabugi, Márcio Delgado disse que por enquanto não iria revelar. “É melhor, por enquanto, não revelarmos o nome do outro. Esse outro aí, o ‘Niniu’, tem um monte de crimes nessa região de Caraúbas… Ele é ligado a várias quadrilhas diferentes que atuam aí nesse setor”, revela o delegado, que acredita estar próximo do desfecho final dessa investigação. Ele esclarece que o processo foi prejudicado devido mudanças no Poder Judiciário e Ministério Público em Campo Grande.

Ex-prefeito e PMs mortos em Campo Grande

No dia 26 de março desse ano, o ex-prefeito de Campo Grande, Antônio Francisco Nóbrega Martins Veras, de 59 anos, e os policiais militares Jackson Cristino Dantas, 36, e Solano Costa de Medeiros, 34, foram assassinados com centenas de tiros quando se deslocavam de Caicó, onde Antônio Veras residia, para a sua fazenda, na zona rural de Campo Grande. As vítimas ainda tentaram escapar da emboscada – armada em uma estrada carroçável – mas não conseguiram. Os PMs estavam armados, mas não tiveram nem chances para reagir. O carro que eles estavam ficou bastante avariado devido a grande quantidade de tiros.

Andrey Ricardo – Jornal de Fato

Deixe uma resposta