Linhas Funcionais no Esporte

Em épocas de copa, nós Profissionais do movimento observamos o papel dos prepadores físicos nas seleções que participam do mundial. Cada edição trazem novidades no mundo do esporte, por isso decidir falar um pouco sobre um padrão de movimento em específico. O ser humano é caracterizado por ser bípede e possuir capacidade de se locomover em multi direções(tri-dimensional). No futebol isso é exposto claramente quando os jogadores realizam chutes/passes, na maioria das vezes desafiando a gravidade.

Isso só é capaz porque esses atletas fazem trabalhos específicos de CORE, considerado o centro gravitacional do corpo que possui características de estabilidade proximal. Só é possível gerar potência distal(extremidades), se o centro possuir estabilidade suficiente.

Boa parte do gestos motores nos esportes de alto rendimento ocorrem em superfícies estáveis com participação dos pés em base estável, porém com instabilidade aplicada na cadeia cinética acima, o contrário das extremidades inferiores que se movimentam em cadeia cinética fechada, o tronco e os braços se movem em espaço instável (cadeia cinética aberta).

Acredito ser de importância fundamental compreendermos cada vez mais os diferentes papéis desempenhados pelos músculos, suas localizações, conexões e como mudam as relações de acordo com o tipo de movimento desempenhado, principalmente no futebol que usam padrões rotacionais e diagonais em extensão e flexão das linhas funcionais são mais comuns nessa modalidade, basta observar nas fotos(Foto.02-08).

A grande questão é como ocorre a preparação física desses atletas, se realmente atendem as especificidades da modalidade, exercícios de potência e força em padrões diagonais são os mais indicados, o objetivo é o aperfeiçoamento da força e integração dessas linhas funcionais anterior e posterior (Foto.01).

Linha Funcional Anterior (LFA)
Linha Funcional Posterior (LFP)

Conectando o ombro com o quadril oposto na parte posterior do corpo age em conjunto com a Linha Funcional Anterior para distribuição de forças e aumento de eficiência no movimento gerando potência muscular, Extremamente importante nos esportes de alto rendimento.

João Neto
Bacharelado em Educação Física

João Neto

João Neto

João Neto é bacharelado em Educação Física pela Faculdade São Francisco da Paraíba - FASP.