Destaque 2Policial

Idosa é presa suspeita de liderar quadrilha de traficantes no interior da Paraíba

Crédito: Foto/Chico Martins, do Jornal Correio da Paraíba

Uma idosa, de 77 anos, foi presa, nesta terça-feira (17), em Juazeirinho, na região da Borborema, apontada como a principal traficante do município. A localidade, segundo a Polícia Civil, é considerada um centro de distribuição de drogas na região.

- PUBLICIDADE -

Maria Porfírio de Sousa já tinha sido presa em 2005 também por tráfico de entorpecentes e, conforme as investigações, ela recebia ordens de detentos de presídios de João Pessoa e Campina Grande, recebia as drogas em casa e comercializa para usuários, além de fornecer para outros pontos de distribuição. Em depoimento a Polícia, a idosa alegou não saber o motivo pelo qual estava sendo presa.

“Ela é um dos braços da facção criminosa, responsável pelo escoamento da droga. Soledade hoje é considerado um centro de distribuição de drogas, o recebimento destas drogas no município de Juazeirinho era através dessa senhora”, explicou o delegado Lamartine Lacerda. Ele revelou ainda que Maria Porfírio vendia maconha, cocaína e crack. Na casa da idosa, os policiais apreenderam telefones celulares, tablets e ainda extratos bancários, que serão estudados para saber qual o ganho financeiro de Maria Porfírio e dos demais envolvidos.

A prisão da idosa é resultado da ‘Operação Nêmesis’, realizada pelas Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal. Além da mulher, os policiais prenderam ainda outras 13 pessoas, realizou outras quatro prisões preventiva de detentos que estão em presídios de João Pessoa, Campina Grande, Soledade e Patos.

Segundo a Polícia, além de tráfico de drogas, os presos seriam responsáveis também por homicídios e estouro de caixas eletrônicos. As investigações apontaram que os assassinatos aconteciam quando as vítimas se negavam a participar da facção criminosa.

O delegado informou que todos foram identificados após a Operação Narcos, realizada em maio, quando sete pessoas foram presas. Eles seriam parte da mesma quadrilha e cumpririam a ordem de ações dos bandidos já retidos nos presídios PB1, em João Pessoa, Penitenciária Padrão Romero Nóbrega, em Patos, Penitenciária Raimundo Asfora, conhecida por presídio do ‘Serrotão’, em Campina Grande, e Cadeia Pública de Soledade.

“Diz respeito a uma organização criminosa, que foi alvo da Operação Narcos, e agora a gente conseguiu identificar mais alguns membros. O intuito é desarticular essa facção criminosa que vem acabando com a paz da cidade”, comentou o delegado.

Segundo o Coronel Pablo Cunha, da PM, houve apoio de policiais militares que moram em Soledade e repassaram informações. Ele explicou que são pessoas de alta periculosidade e que ameaçavam moradores da região.

“Eles expulsaram pessoas das comunidades, tiraram famílias inteiras, mataram crianças, adolescentes e familiares de moradores. Eles cometiam tráfico de drogas, homicídios, ameaça, invasão de domicilio, roubo, tortura, tudo que se imaginar de crimes com relação a entorpecentes eram cometidos por este pessoal”, afirmou.

Portal Correio

Deixe uma resposta