Destaque 2Paraíba

Falta de experiência com municipalidade exclui novos prefeitos de eleição da Famup

dirigente-da-famupA eleição para a presidência da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) deverá acontecer até a primeira semana de dezembro. O atual presidente da entidade, Tota Guedes, informou que ainda não há uma definição sobre a data, mas adiantou que o prazo para a inscrição das chapas será oito dias após a divulgação da data da eleição.

- PUBLICIDADE -

Tota será candidato à reeleição e tem sofrido críticas de prefeitos eleitos este ano por não poderem disputar o cargo. O prefeito eleito de Soledade, Geraldo Moura Ramos (PP), ameaçou recorrer à Justiça caso a Famup não aceite adiar para janeiro a eleição para a escolha de seus dirigentes. Segundo Tota, o estatuto da Famup impede prefeitos eleitos, sem experiência com a municipalidade, disputar o cargo. “Eles não podem ser candidato porque não são prefeitos ainda. Isso está muito claro no estatuto, que foi aprovado em 2012 por mais de 120 prefeitos”, disse Tota.

O dirigente acrescenta que ex-prefeitos, desde que tenham a permissão do atual gestor, estão liberados para disputar o cargo, como é o seu caso. “Quem é filiado a entidade é o município e não o gestor. Portanto, se o atual prefeito autorizar que um ex-prefeito se candidate pelo município, ele estará apto a concorrer ao cargo”, explicou. Tota era vice-presidente da Famup na gestão de Buba Germano, que deixou a presidência da entidade para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2014. Ele completou mandato e, embora não fosse mais prefeito de Pedra Lavada, recebeu a autorização do prefeito Roberto Cordeiro para representar o município nas eleições. Ganhou com chapa única e agora é candidato à reeleição.

Cerca de 160 municípios estão aptos para votar nas eleições deste ano. O município precisa estar filiado à entidade há pelo menos um ano e dois anos de filiação para lançar um candidato. A eleição é presencial, na sede da Famup, em João Pessoa.

Blogdogordinho

Deixe uma resposta